![](https://s2-g1.glbimg.com/qWwojuKTn4s2S3uxnVf3P1fzJYg=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/4/n/JTBvFAQXquye29gBBdEA/chuva-lavras-5.jpg)
Prefeitura diz que empresa já foi contratada para a reconstrução da ponte que é a única via de acesso ao bairro Nova Era 2. Caminho alternativo improvisado após queda de ponte em Lavras também desaba
Duas semanas após o temporal que alagou Lavras (MG), em 26 de janeiro, provocou queda de barreiras e deixou dezenas de pessoas desabrigadas, moradores do bairro Nova Era 2, um dos mais atingidos, ainda sofrem as consequências da chuva e correm o risco de ficarem ilhados.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
Isso porque a única ponte que dava acesso ao bairro foi levada pela correnteza do ribeirão Vermelho e o caminho alternativo improvisado pela prefeitura com o prolongamento da rua Rita Pereira também sofreu uma erosão nos últimos dias e está parcialmente interditado.
Parte de caminho improvisado pela prefeitura de Lavras após queda de ponte cai e prejudica moradores do bairro Nova Era
Reprodução EPTV
A rua está comprometida e metade dela está isolada, deixando a passagem do trânsito estreita, fazendo com que os motoristas tenham que dirigir com cautela.
LEIA TAMBÉM:
Chuva causa alagamentos e deixa pelo menos 30 pessoas desalojadas em Lavras
VÍDEO: Chuva provoca queda de muro e rachaduras em casas de Lavras
Micro-ônibus fica pendurado em cratera aberta em rua de Lavras
A prefeitura disse que já há planos para a reconstrução da ponte.
“No plano de governo já constava a segunda alternativa de saída para o bairro. Então, já tinha o projeto para uma segunda ponte, antes mesmo dessa tempestade. Com isso, a gente tinha uma empresa licitada que já estava trabalhando nesse projeto dessa ponte. Na segunda-feira após o dia 26, nós acionamos essa empresa, eles vieram a Lavras, já estão trabalhando no projeto tanto de recuperação da ponte, quanto o projeto da segunda ponte, quanto a recuperação dessa erosão aqui”, afirmou o secretário municipal de Obras, Robert Vilas Boas Silva.
Famílias desalojadas
Segundo a Defesa Civil, pelo menos 30 pessoas ficaram desalojadas, não foram registrados feridos. Três famílias continuam ainda sem voltar para casa, mas segundo a prefeitura, elas estão recebendo assistência.
“Todos aqueles que foram afetados de alguma maneira estão recebendo auxílios, seja com auxílio moradias, seja com auxílios sociais, questões de alimentos. No primeiro dia, todos receberam o material de limpeza, todos receberam ajuda da prefeitura para auxiliar nas limpezas das ruas, das casas”, afirmou
Chuva recorde
Chuva causa transtornos em Lavras, MG
Redes sociais
De acordo com a Defesa Civil, em 26 de janeiro, chove 130 milímetros em Lavras, em três horas, volume que era esperado para o mês todo.
Segundo o secretário de Obras, a chuva que atingiu Lavras neste dia foi a maior registrada nos últimos 50 anos.
“Foi um volume muito grande e que realmente tinha nem como a gente pensar nesse transtorno tão grande que iria acontecer porque foi algo muito atípico de tudo que Lavras já viveu até hoje. Se você for pegar as médias históricas dos últimos 50 anos que é utilizado para calcular a drenagem, não tem registro nenhum que chega nem perto desse volume de água que acometeu-se no dia 26. Ele chega a dar o dobro do registro histórico”, afirmou.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas