Asfalto ‘derrete’ em avenida durante onda de calor em SC; VÍDEO


Calçado de um homem chegou afundar. No momento do flagrante, termômetros marcavam média de 41°C em Maracajá. Asfalto de avenida ‘derrete’ durante calor intenso em SC
Um vídeo registrou parte do asfalto de uma avenida em Maracajá, no Sul de Santa Catarina, derreter durante a onda de calor que atinge o estado. Segundo a Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições de tempo, a região chegou a registrar 41°C na terça-feira (12), quando o flagrante foi feito.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Nas imagens, que repercutem nas redes socais e passaram de 1,4 milhões de visualizações, um homem aparece pisando no asfalto da Avenida Nossa Senhora da Conceição, a principal da cidade. O calçado dele afunda, deixando as marcas do solado (assista acima).
“Em Maracajá, galera, Sul de Santa Catarina, derreteu o asfalto”, diz.
Engenheiro ouvido pelo g1, Huri Alexandre Raimundo explica que o asfalto é derivado do petróleo e que trabalha termicamente, aguentando determinadas temperaturas (entenda abaixo).
A prefeitura de Maracajá informou, nesta quarta-feira (12), que verifica a situação com o corpo técnico de engenheiros do município, em conjunto com a empresa que realizou a obra em toda a extensão da avenida. O nome da empreiteira não foi informado.
A avenida passou por uma revitalização recente. Em março de 2023, foi iniciado um processo de recuperação da pavimentação asfáltica de toda a via.
Asfalto ‘derreteu’ em Maracajá (SC) durante altas temperaturas
Redes sociais/ Reprodução
Temperaturas altas
Maracajá não possui uma estação de monitoramento da Epagri/Ciram, mas municípios da região registraram temperaturas altas na terça-feira.
Principal cidade da região, Criciúma, a cerca de 26 km, chegou a 40,64°C às 15h, conforme o órgão. Meleiro atingiu 41,1°C às 17h.
Ainda na terça-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Defesa Civil de Santa Catarina emitiram alertas para a onda de calor no estado, com previsão de temperaturas 5°C acima da média nos próximos três a cinco dias.
O grau de severidade de calor, segundo o Inmet, é de “perigo”.
CALORÃO: Balneário Camboriú registra 35ºC e sensação de 49ºC na terça-feira
Asfalto e calor
Segundo o engenheiro Huri Alexandre Raimundo, professor de engenharia civil da Ânima/Unisul, o asfalto é derivado do petróleo e trabalha termicamente.
“Isto é, dependendo do tipo de asfalto vai haver uma temperatura limite a partir da qual o material passa a se comportar viscosamente (como um fluido)”, explica.
Na pavimentação de ruas, estradas e rodovias é utilizado uma mistura de agregados (pedras britadas) e asfalto. Essa composição, conforme o especialista, também deve ser levada em conta.
No caso da avenida de Maracajá, a proporção da mistura não foi informada pela prefeitura.
“Uma primeira informação que devemos ter ao utilizar asfalto para produção de concretos asfálticos para uso em vias é qual a temperatura que altera significativamente as características desejáveis para uso em pavimentação. Um dos ensaios que se faz com asfalto neste sentido é o ponto de amolecimento, que vai informar qual a temperatura que fornece esse ponto de amolecimento”, explica.
A mistura de agregados e asfalto, de acordo com o professor, deve fornecer características que suportem diversas solicitações, entre elas o peso dos veículos a diferentes velocidades e os efeitos térmicos.
“Isto quer dizer que dependendo da temperatura (se muito elevada) e do arranjo granular (granulometria dos agregados e teor de vazios disponível para as variações térmicas do asfalto), pode haver maior ou menor sensibilidade do concreto asfáltico em situações de combinações entre temperaturas altas e cargas dos veículos”, analisa.
⚠️O Inmet tem três tipos de alerta para as ondas de calor:
🟡 Perigo potencial: quando há o aumento da temperatura 5ºC acima da média por um período de dois a três dias. Exige cuidado na prática de atividades que podem estar sujeitas a riscos meteorológicos;
🟠 Perigo: aumento da temperatura 5ºC acima da média por três a cinco dias. Importante se manter vigilante e se informar sobre as condições meteorológicas previstas;
🔴 Grande perigo: aumento da temperatura 5ºC acima da média por mais de cinco dias consecutivos. Previsão de um fenômeno meteorológico com intensidade excepcional, com grande probabilidade de risco para a integridade física.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.