Profissionais nomeados para o IJF em 2024 ainda esperam contratação

Dois grupos de profissionais da área da saúde foram à Câmara Municipal de Fortaleza, na terça-feira (11/2), cobrar medidas relacionadas à convocação de concursos públicos municipais. O primeiro grupo era uma comitiva dos 38 enfermeiros nomeados em dezembro de 2024 para assumirem cargos no hospital Instituto José Frota (IJF). Eles foram recebidos pelo vice-líder do Governo na Casa, o vereador Professor Elenilson (Cidadania).

Segundo o parlamentar, houve “atecnias” na nomeação dos profissionais, mas a questão foi resolvida e o chamamento dos aprovados “está na última fase”. O líder do Governo, Bruno Mesquita (PSD), afirmou, no Plenário, que discutirá o caso com o prefeito Evandro Leitão (PT).
“Eu vou estar com o prefeito, mostrar o levantamento feito pela Procuradoria Geral do Município para ele ver junto com a Segov [Secretaria municipal de Governo], junto com a Sepog [Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão], a parte financeira, o estudo do impacto financeiro para chamar [esses profissionais] posteriormente”, explicou Mesquita.

Saúde Mental
O segundo grupo era composto de representantes dos profissionais do cadastro de reserva do concurso da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) de 2018, com validade até julho deste ano. O grupo apresentou um carta constando a quantidade de vagas que gostariam que fossem abertas na rede de saúde mental: Enfermagem (80), Psicologia (312), Serviço Social (146), Terapia Ocupacional (83).
“Se chamar todo mundo, ainda faltam profissionais para atender à demanda que existe hoje”, explica Alexsandra Catunda, que já é servidora municipal em um Centro de Atenção Psicossocial (Caps).
Eles forma recebidos pelos vereadores Dr. Vicente (PT), Elenilson, Adriana Almeida (PT) e Jorge Pinheiro (PSDB) que se comprometeram em mediar a situação com a Prefeitura de Fortaleza.
“Vamos ter uma reunião na semana que vem com a secretária Socorro [Martins] da Saúde e com o secretário executivo da Sepog, Moaceny Felix, para ver os estudos de impacto [financeiro], para ver a necessidade [da abertura dos cargos] e com isso podemos abrir diálogo com o Executivo”, afirmou Enenilson.

Contratações
A nomeação dos 38 enfermeiros foi anunciada no apagar das luzes da gestão do ex-prefeito José Sarto (PDT), no dia 23 de dezembro de 2024.. Além dos 38 citados, foram anunciados também 508 guardas municipais.
Ao assumir, Evandro anulou o ato do antecessor e anunciou a contratação dos agentes de segurança em duas etapas. A primeira foi concluída na semana passada, com a contratação de 254 guardas; a segunda ficou para janeiro de 2026, quando mais 254 serão contratados.
(Por Maurício Moreira)

O post Profissionais nomeados para o IJF em 2024 ainda esperam contratação apareceu primeiro em O Estado CE.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.