![Fortaleza perde dois mandos de campo e pode jogar possível final do Cearense sem torcida 3 Fortaleza - Arena Castelão -Torcida](https://ne45.com.br/wp-content/uploads/2025/02/DSCF2057-170x170.jpg)
Após julgamento realizado pelo TJDF-CE, o Fortaleza foi punido com dois jogos sem a presença do torcedor
O Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol do Ceará (TJDF-CE) puniu o Fortaleza, nesta terça-feira (11), com a perda de dois mandos de campo no Campeonato Cearense e multa de R$ 30 mil. A pena é uma consequência da briga entre torcedores de duas organizadas do próprio clube no duelo diante do Horizonte, no dia 25 de janeiro, nas arquibancadas do estádio Domingão.
Neste momento, o Leão do Pici aguarda o acórdão para recorrer da decisão. Entretanto, caso a sentença seja mantida, o clube será afetado nos próximos dois jogos como mandante, ou seja, na semifinal e na final do campeonato, caso garanta classificação.
LEIA MAIS | Fortaleza nunca perdeu para o Altos, mas só ganhou uma vez; veja retrospecto
A punição foi definida com base no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que prevê punição para quem deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir “desordens em sua praça de desporto, invasão e lançamento de objetos no campo”. Caso o descumprimento deste texto seja feito pela torcida visitante, o time mandante também sofre consequências. Por isso, o Horizonte também foi apenado pelo TJDF-CE com a perda de um mando de campo e multa de R$ 5 mil.
O terceiro parágrafo do mesmo artigo também prevê que “a comprovação da identificação e detenção dos autores da desordem, invasão ou lançamento de objetos, com apresentação à autoridade policial competente e registro de boletim de ocorrência contemporâneo ao evento, exime a entidade de responsabilidade”. Baseado nisso, o Fortaleza intimou o delegado da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO), Alisson Gomes, a depor, mas a os auditores não permitiram o depoimento.
Na quinta-feira (13), será a vez do Ceará ser julgado pelo TJDF-CE pelo mesmo motivo do rival Fortaleza: briga entre duas torcidas organizadas do próprio clube. A confusão aconteceu no duelo diante do Ferroviário, no estádio Presidente Vargas, no dia 26 de janeiro, pela segunda rodada da competição estadual.
![Fortaleza perde dois mandos de campo e pode jogar possível final do Cearense sem torcida 2 Fortaleza - Arena Castelão -Torcida](https://ne45.com.br/wp-content/uploads/2025/02/DSCF2057-scaled.jpg)
Foto: Mateus Lotif/FEC