‘Alvejou meu filho sem perguntar se ele era honesto’, diz mãe de adolescente morto durante ação policial em Salvador


Gustavo Batista dos Anjos tinha 17 anos e dirigia o carro do pai quando foi abordado por policiais militares no bairro de Tancredo Neves. PM alega troca de tiros, mas família e vizinhos contestam a versão. Caso é apurado pela Secretaria da Segurança Pública. Família acusa PM de matar jovem em Salvador
A família do adolescente de 17 anos que morreu após ser baleado em uma ação policial ocorrida no bairro de Tancredo Neves, em Salvador, está inconformada com o crime e pede justiça.
Nesta terça-feira (11), a mãe da vítima, Daniela Batista, desabafou sobre o caso durante entrevista para a TV Bahia. Segundo ela, os agentes envolvidos no caso teriam atirado sem antes abordar o garoto.
“Alvejou meu filho sem sequer perguntar se ele era honesto, se ele estava com documentos. Simplesmente, alvejou”, disse.
Gustavo Batista dos Anjos morreu durante ação policial
Arquivo Pessoal
O caso aconteceu na noite de sexta-feira (7), quando Gustavo Batista dos Anjos voltava do trabalho. O carro que ele dirigia recebeu ordem de parada, mas o adolescente só encostou o veículo ao chegar perto de casa, onde foi baleado. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu.
Familiares dizem que o menino temeu a abordagem por não ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Um amigo que estava com ele escapou sem ferimentos, mas chegou a ser preso. Conforme relatou Daniela, os vizinhos, que conheciam os garotos, tentaram defender eles, mas foram ignorados pelos policiais.
“Ele [o policial] estava ouvindo, estava vendo, que todo mundo falava que era uma pessoa direita, mas a sede não era de deixar meu filho vivo, era de executá-lo”, afirmou.
Vizinho de jovem morto durante ação da PM em bairro de Salvador comenta caso
A família conta que Gustavo trabalhava como mecânico, assim como o pai, e sonhava em casar com a noiva. Para isso e para fazer a CNH, o adolescente juntava o dinheiro do salário. A previsão era de que o documento fosse tirado em julho, quando completaria 18 anos.
“Com 17 anos, ele já tinha a carteira assinada três vezes. Ele trabalhou também como moto Uber à noite, para juntar dinheiro, porque ele tinha a intenção de casar. O dinheiro da habilitação dele já estava guardado. Ele era feliz, alegre, brincava com todo mundo. Tudo isso foi cortado, foi executado, e ele não vai ter como realizar”, afirmou a mãe de Gustavo.
Ônibus pararam de rodar no bairro de Tancredo Neves, em Salvador, após protesto por morte de jovem
Reprodução/Redes Sociais
Na segunda (10), moradores do bairro fizeram um protesto contra a ação. No ato, dois ônibus foram esvaziados e atravessados na região. Por conta disso, os coletivos deixaram de rodar em determinados pontos. Somente na manhã desta terça que o atendimento foi retomado normalmente.
“Isso é inadmissível. A gente não aguenta mais viver isso no nosso bairro. Nossos filhos não podem ficar mais na porta brincando, porque a polícia já desce esculachando tudo. A gente clama por justiça”, disse um vizinho do jovem .
Secretário de segurança pública do estado da Bahia comenta morte de jovem em Salvador
Durante entrevista à TV Bahia, o secretário de Segurança Pública do estado, Marcelo Werner, se solidarizou com a família e reforçou que o caso está sob investigação.
“As medidas já foram adotadas em relação à Polícia Civil, a investigação como um todo, a perícia também realizada no local, um procedimento aberto no bojo da Polícia Militar e também na Corregedoria da Secretaria da Segurança Pública, mas é claro que os fatos vão ser investigados, para que a gente chegue à conclusão do que ocorreu. A gente lamenta o ocorrida, se solidariza com a família, é importante destacar que todas as medidas necessárias estão sendo realizadas”, contou.
O que diz a PM
Em nota enviada na segunda-feira, a PM informou que agentes da 23ª Companhia Independente (CIPM) faziam rondas na região, quando receberam denúncias de que suspeitos estariam roubando e fazendo manobras perigosas.
“Com base em informações referentes às características do carro e dos ocupantes, buscas foram iniciadas e o veículo encontrado, fugindo diante da aproximação dos militares. Durante o acompanhamento, os agentes flagraram diversos materiais sendo atirados da janela do veículo, que, ao adentrar a rua paraíba, colidiu com um poste”, diz um trecho da nota.
Em seguida, conforme informou a corporação, as pessoas no veículo teriam atirado na direção dos PMs, que revidaram. “Após o confronto, um indivíduo foi encontrado ferido, sendo socorrido para o Hospital Roberto Santos, onde não resistiu aos ferimentos”. O outro foi preso.
A PM disse ainda que com os dois foram apreendidos um revólver 38, um carregador para 9mm e munições de calibres 38, 9mm e 12, além de porções de cocaína e haxixe, que foram encaminhadas, juntamente com o suspeito preso, para o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), onde o caso foi registrado.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻
Adicionar aos favoritos o Link permanente.