Nos últimos anos, o Governo Federal tem adotado a estratégia de antecipar o pagamento do 13º salário para aposentados, pensionistas e segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Esse movimento visa estimular a economia e garantir que esses beneficiários tenham acesso aos recursos de forma mais rápida. No entanto, a confirmação da continuidade dessa medida para 2025 ainda não foi oficializada.
A antecipação do 13º em anos anteriores seguiu um cronograma específico, com a primeira parcela paga em abril e a segunda em maio. Esse modelo visava atender às necessidades imediatas dos beneficiários, oferecendo-lhes um alívio financeiro durante o primeiro semestre. Deste modo, a expectativa para 2025 está dividida entre a continuidade dessa antecipação ou a volta ao calendário tradicional, com pagamentos no segundo semestre.
Como funciona a distribuição dos pagamentos?
A distribuição do 13º salário para beneficiários do INSS tradicionalmente segue um padrão escalonado, baseado no penúltimo dígito do Número do Benefício (NB). Esse sistema progressivo garante que os primeiros a receber sejam aqueles cujo penúltimo dígito do NB seja 1, seguindo até o dígito 0. Além disso, outro fator determinante é o valor mensal recebido: segurados que recebem um salário mínimo são priorizados.
Quais as possíveis datas para o 13º salário do INSS em 2025?
Se o governo optar por retornar ao modelo tradicional de pagamento, o cronograma deverá ser mantido com a primeira parcela prevista para agosto e a segunda para novembro, seguindo o calendário mensal do INSS. No entanto, caso a antecipação seja mantida para 2025, o pagamento seguirá o padrão recente: primeira parcela em abril e segunda em maio.
![INSS libera benefício de até R$ 150 extras por mês](https://monitordomercado.com.br/wp-content/uploads/2024/11/INSS_1731452515215-1024x576.jpg)
- Modelo tradicional:
- Primeira parcela: agosto
- Segunda parcela: novembro
- Modelo antecipado:
- Primeira parcela: abril
- Segunda parcela: maio
Onde acompanhar as decisões?
A decisão oficial sobre o pagamento do 13º salário do INSS deve ser anunciada nos próximos meses. Enquanto isso, os beneficiários são encorajados a acompanhar as atualizações nos canais oficiais do órgão e no aplicativo “Meu INSS“. Essas plataformas fornecerão informações sobre a exata data de liberação e os valores a serem pagos. Assim, o planejamento financeiro pode ser feito com base nas informações mais precisas disponíveis.
Com essas informações, é possível que os beneficiários do INSS se preparem adequadamente para os futuros pagamentos do 13º salário, seja ele antecipado ou não, contribuindo para um melhor planejamento financeiro ao longo do ano.
O post INSS vai antecipar 13º salário para aposentados e pensionistas? apareceu primeiro em Monitor do Mercado.