Januário Ferreira, ao centro, irá atuar perante o Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, subsidiando as atividades da Coordenadoria de Recursos Judiciais
10/02/2025 – O Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT-MS) tem novo procurador regional do Trabalho. Januário Justino Ferreira assumiu a vaga aberta, recentemente, pelo 9º Ofício e foi recebido pela procuradora-chefe Cândice Gabriela Arosio e por servidores da instituição.
“A partir de minhas experiências adquiridas ao longo dos últimos 26 anos, espero aprimorar a atuação do MPT-MS, que já é ótima, junto ao Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, subsidiando o desempenho da Coordenadoria de Recursos Judiciais, de forma colaborativa com os colegas de 1º grau, e mantendo os posicionamentos ministeriais na sua base, onde ocorre de modo relevante a defesa intransigente do interesse público”, destacou Ferreira.
Atualmente, o quadro funcional do MPT-MS é composto por três cargos de procurador(a) regional do Trabalho, 11 cargos de procurador(a) do Trabalho, 90 cargos de servidores(as), 19 vagas de estágio e 1 vaga de aprendiz.
Visita ao TRT-MS
Na última quarta-feira (5), Januário Ferreira esteve na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região para uma visita de cortesia ao presidente da corte, desembargador Tomás Bawden de Castro Silva (à esquerda na imagem), que desejou boas-vindas ao novo integrante do MPT-MS.
Na ocasião, ele foi acompanhado pelo procurador regional Jonas Ratier Moreno (à direita na imagem).
O encontro serviu para reforçar o compromisso institucional com a defesa dos direitos trabalhistas e com o fortalecimento de parcerias estratégicas que resultam em benefícios para a sociedade como um todo.
“Antes, todos os membros do MPT-MS atuavam perante o Tribunal, porém, com o tempo, começamos a especializar esse trabalho.
Como resultado disso, foi criado um órgão de 2º grau, formado por mim, pela procuradora regional Simone Beatriz Assis de Rezende e, agora, pelo procurador regional Januário Justino Ferreira.
Essa terceira vaga simboliza uma grande conquista para a nossa regional, considerando que são oito desembargadores naquela corte e a demanda de trabalho é muito grande”, observou Jonas Moreno.
Sobre o novo procurador regional
Depois de ser promovido pelo critério de antiguidade na carreira e após uma breve passagem pelo MPT em Rondônia, onde permaneceu por 40 dias, Januário Justino Ferreira entrou em exercício no MPT-MS em janeiro deste ano.
Nascido em Ituiutaba (MG), Januário se mudou para o município de Goiânia (GO) no início da década de 1980, onde se graduou em Administração de Empresas e em Direito pelo Centro Universitário de Goiás, além de ter concluído o mestrado em Direito pela Universidade Católica de Brasília, com a dissertação intitulada de “Os desafios do Ministério Público do Trabalho na defesa do direito social ao trabalho de migrantes”.
Antes de ingressar no Ministério Público do Trabalho, em 1998, ele atuou na advocacia e ocupou o cargo de auditor-fiscal do Trabalho.
Já na instituição, foi procurador do Trabalho nos estados de Rondônia, Minas Gerais e Goiás, onde exerceu diversas atividades e participou de dezenas de operações realizadas para o enfrentamento de irregularidades trabalhistas.
Em Goiás, assumiu a chefia no período de 2009 a 2013, quando foi adquirido o edifício-sede daquela unidade.
Em outubro do ano passado, Januário foi promovido a procurador regional do Trabalho, sendo lotado no MPT-RO/AC, onde permaneceu até 31 de dezembro, e removido a pedido para o MPT-MS, assumindo o 9º Ofício criado pela Lei nº 14.561/2023 e instalado pela Portaria nº 1561/2024.
Fonte: Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul
Informações: (67) 3358-3035 | (67) 99247-6162 | (67) 99275-8636
www.prt24.mpt.mp.br | Twitter: @MPT_MS | Instagram: @mpt_ms