O Ibovespa, principal índice Bolsa de Valores brasileira, inicia a semana operando na casa dos 124 mil pontos. O mercado acompanha o cenário internacional, repercutindo ainda o relatório de emprego dos Estados Unidos (payroll), divulgado na última sexta-feira (7).
Lá fora, os futuros das bolsas norte-americanas operam em alta, com ganhos entre 0,3% e 0,6%. As commodities metálicas apresentam valorização, e o petróleo avança 1%, sendo negociado a US$ 71 o barril.
Se você quer saber tudo sobre as repercussões nos mercados e as perspectivas para a Bolsa neste início de semana, acompanhe agora o podcast Café do Mercado desta segunda-feira (10), uma produção do Monitor do Mercado, apresentado por Lucas Rocco, CEO da Wiser | BTG Pactual.
O episódio de hoje já está no ar, nas principais plataformas de podcasts. Basta clicar na sua plataforma preferida para ouvir: Spotify; Deezer; Amazon Music; Podcasters. Ou ouça clicando abaixo:
Impacto do payroll e expectativa para juros
Durante o podcast, Rocco explica que o payroll, relatório mensal que mede a criação de empregos e a taxa de desemprego nos EUA, veio abaixo do esperado e mostra quais implicações isso gera na política monetária.
“Essa leitura poderia reforçar a expectativa de cortes nos juros, mas, ao mesmo tempo, o mercado de trabalho mostrou resiliência, o que mantém o Federal Reserve cauteloso”, afirma. O consenso do mercado é de que não haja mudanças nos juros no curto prazo, mas cortes podem ocorrer na segunda metade do ano.
Dólar e tarifas de importação
O dólar encerrou a última semana em R$ 5,79, com leve valorização de 0,5% na sexta-feira. Segundo Rocco, um dos principais temas da abertura do pregão são as declarações do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, sobre novas tarifas comerciais.
“Espera-se um anúncio de tarifas de 25% sobre importações de aço e alumínio, o que pode gerar volatilidade no mercado brasileiro, já que o Brasil é um dos principais exportadores de aço para os EUA”, comenta.
O post Podcast: Bolsa inicia semana de olho no cenário externo apareceu primeiro em Monitor do Mercado.