![](https://s2-g1.glbimg.com/YciLtTOPqrU8D74pcffETtl4JWg=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/j/F/HJLnajTPC33Wz762CAUw/img-1350.jpg)
Concentração será realizada, aos domingos, na Praça São Sebastião a partir das 15h. Carnaval dos Papangus.
Alex Matos
Na expectativa para edição 2025 do Carnaval dos Papangus 2025, a Prefeitura de Bezerros, Agreste de Pernambuco realiza ao longo dos próximos domingos, na Praça São Sebastião, as tradicionais prévias do período carnavalesco, a partir das 15h.
✅ Receba as notícias do g1 Caruaru e região no seu WhatsApp
O evento acontece neste domingo (9) e no próximo (16) com a participação de orquestra de frevo e pagode. A prévia segue pelas ruas da cidade e termina na Praça da Bandeira. O Carnaval dos Papangus 2025 vai contar com diversas atrações regionais e nacionais, entre elas: Ciel Santos, Xand Avião, Michel Diniz, Elba Ramalho, Morganna Bernardo, O Conde, Henrique Barbosa, Dilsinho, Lady Falcão e Felipe Amorim.
LEI MAIS:
Carnaval de Bezerros 2025: confira as atrações divulgadas
Confira programação do Pré-Carnaval Multicultural 2025 em Caruaru
Confira a programação do Carnaval de Arcoverde 2025
História
Desfile dos papangus em Bezerros
Thiago Agnes e Moyra Ferreira
O Carnaval de Bezerros é um dos mais tradicionais do interior do estado e tem como figuras tradicionais os papangus. Os festejos de momo no município atraem cerca de 600 mil foliões por ano e movimenta mais de R$ 10 milhões durante os dias de festa.
Mas, qual a origem do Carnaval do Papangu? A historiadora e pesquisadora Ladjane Torres explicou ao g1. “Tem uma origem rural, do século 19, nos engenhos e nas fazendas da região. As pessoas se vestiam com roupas que pudessem se esconder. O objetivo era que elas não fossem identificadas. Essas pessoas se caracterizavam e visitavam outras fazendas. Lá, elas eram recebidas com muita fartura, com mesa cheia”, afirmou.
Na “mesa cheia” havia muitas comidas típicas, conforme destacou a historiadora. Era comum ter comidas feitas à base de milho. “Além do angu, que aí vem uma das origens do nome ‘papangu’, porque os mascarados papavam, ou seja, comiam o angu”, explicou.