Um mês depois, causa de acidente com jatinho em Ubatuba (SP) segue sem conclusões

Um mês após um jatinho ter explodido e ido parar na praia, após uma tentativa frustrada de pouso em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, ainda segue sem conclusões a causa do acidente no dia 9 de janeiro, que matou o piloto e feriu uma família a bordo –o casal dono da aeronave e dois filhos, de 4 e 6 anos, tiveram de ser hospitalizados.

Um relatório preliminar produzido pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) foi publicado em 15 de janeiro, mas apenas com informações básicas do acidente, com os factuais obtidos no estágio inicial da investigação, segundo a FAB (Força Aérea Brasileira).

O texto relata que a aeronave decolou do aeródromo Mineiros, na cidade de mesmo nome no interior de Goiás, com destino ao Aeródromo Estadual Gastão Madeira em Ubatuba, por volta das 11h20, a fim de realizar um voo privado, com um tripulante e quatro passageiros a bordo.

“Durante o pouso, a aeronave excedeu o limite longitudinal da pista e colidiu com o alambrado que limitava o sítio aeroportuário, tendo sua parada final fora da área do aeródromo”, afirma o texto do relatório preliminar.

Não há data para conclusão da investigação. Segundo o Cenipa, “terá o menor prazo possível, dependendo da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores que contribuíram para o acidente”.

Quando estiver pronto, o relatório final será publicado no site do centro de investigações, em documento público.
Imagem de uma câmera de monitoramento mostra o jatinho acertar o alambrado da cabeceira 9 do aeroporto, passar pela avenida Guarani, na orla, tocar o solo quando chega a uma praça e explodir até parar no mar na praia do Cruzeiro. No acidente, um poste e um veículo, sem ocupantes, também foram atingidos, segundo testemunhas.

Além da Aeronáutica, o acidente é investigado pela Polícia Civil e pelo Ministério Público de São Paulo. Foi aberto um inquérito policial conduzido pela delegacia de Ubatuba. Segundo a Secretaria da Segurança Pública, a polícia segue realizando diligências e aguarda a conclusão dos laudos periciais, assim como os resultados das apurações realizadas pelo Cenipa.

O aeroporto ficou fechado por cerca de 24 horas e liberado após vistoria do Seripa IV (Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos).

A tentativa frustrada de pouso foi registrada pelo economista Rogerio Prado Chaves, que passava férias na cidade praiana. Ao ver o avião se aproximar da pista, resolveu filmar por curiosidade.

O post Um mês depois, causa de acidente com jatinho em Ubatuba (SP) segue sem conclusões apareceu primeiro em O Estado CE.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.