Nova identidade nacional como solicitar e aproveitar seus benefícios!

No Amazonas, a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) já está em andamento. A iniciativa tem como objetivo modernizar e facilitar a identificação dos cidadãos, oferecendo um documento atualizado e com mais segurança para evitar fraudes.

Atualmente, o estado já emitiu cerca de 487,4 mil novas carteiras, o que representa 11,38% da população local. Esse número ressalta o esforço das autoridades em garantir que os cidadãos tenham acesso a documentos confiáveis e atualizados.

Como solicitar a nova CIN?

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CPF em cima de mesa – Créditos: depositphotos.com / Mehaniq

A emissão da nova CIN pode ser agendada de forma prática e gratuita. Os agendamentos são realizados às sextas-feiras e acontecem em 15 unidades do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) espalhadas por Manaus. Esse sistema foi desenvolvido para oferecer comodidade e evitar filas desnecessárias.

Para solicitar a emissão, o interessado deve visitar o site amcin.e-instituto.com.br. A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) aconselha que todos verifiquem previamente a lista de documentos exigidos para o procedimento, garantindo que estejam devidamente preparados no dia agendado.

Quais documentos são necessários?

  • Cartão de CPF: Documento essencial para a realização do processo.
  • Certidão de Nascimento: Necessária para todos os solicitantes.
  • Certidão de Casamento: Para aqueles que são casados civilmente.
  • Certidão com Averbação de Divórcio: Quem é divorciado deve apresentar a certidão de casamento atualizada com a averbação de divórcio.
  • Comprovante de Residência: Deve ser apresentado o documento original.

O procedimento de emissão

Após ter todos os documentos preparados e o agendamento feito, o cidadão deve comparecer ao local e horário estabelecidos. A presença no dia agendado é crucial para que o processo de emissão ocorra sem imprevistos.

Este procedimento visa oferecer um serviço organizado e eficiente, permitindo que os cidadãos tenham acesso ao novo documento de identidade de forma rápida e segura, integrando informações essenciais em um único documento.

Até quando pode ser emitida a primeira via?

Aqueles que buscam emitir a primeira via da nova Carteira de Identidade Nacional podem fazê-lo até 2032. A data estendida para emissão busca garantir que todos os cidadãos tenham tempo suficiente para realizar o processo sem pressa. Essa nova versão do documento tem como intuito unificar informações pessoais, CPF e número do Registro Geral, simplificando e atualizando a identificação dos cidadãos.

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