Como Lula mudou a comunicação e agradou o mercado

O mercado financeiro no Brasil começou 2025 com o “pé direito”, com a Bolsa subindo 5%, enquanto o dólar registrou queda de 5,5%. E boa parte deste resultado está associado a mudança de tom do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Depois da troca no comando da Secretaria de Comunicação Social, com a saída de Paulo Pimenta e a entrada de Sidônio Palmeira, o governo adotou uma comunicação mais favorável aos investidores, evitando confrontos diretos sobre a atuação do Banco Central.

Seus investimentos no PRÓXIMO NÍVEL! Garanta seu plano personalizado!

No novo episódio do Ligando os Pontos, Marcos de Vasconcellos, CEO do Monitor do Mercado, explica como esta mudança na comunicação ajudou a Bolsa e o dólar. Confira:

“Super quarta” e “mega quinta”

A grande surpresa aconteceu após a “super quarta”, dia em que o Comitê de Política Monetária (Copom) e o Federal Reserve (Fed) anunciaram suas decisões sobre juros. Dessa vez, o Fed manteve as taxas, enquanto o Copom aumentou a Selic em 1 ponto percentual (pp).

Mas diferente das outras vezes, Lula demonstrou apoio ao presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, e reforçou a ideia de que a taxa será reduzida conforme a política permitir.

As falas do presidente sobre a decisão e sobre a Vale (VALE3) fizeram o Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, viver a “mega quinta” — quando subiu 2,82% no dia seguinte.

RECEBA NOTÍCIAS E ANÁLISES DE INVESTIMENTO DIRETO NO WHATSAPP

Perspectivas para os próximos meses

Apesar do alívio de janeiro, o mercado ainda vê desafios pela frente, segundo Marcos. Para que a Bolsa volte aos níveis de agosto de 2023, por exemplo, seria necessária uma valorização adicional de 9%.

Além disso, a cotação do dólar, apesar da queda, segue acima do patamar considerado equilibrado por analistas. A redução da moeda norte-americana ajuda no controle da inflação, já que muitos produtos no Brasil, como trigo e combustíveis, são cotados em dólar.

O post Como Lula mudou a comunicação e agradou o mercado apareceu primeiro em Monitor do Mercado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.