Fechamento das comportas pode ocasionar a cheia do rio Mearim e atingir famílias de municípios da região. De acordo com as autoridades, comportas foram fechadas devido as fortes chuvas que atingem a área. Fechamento das comportas da Barragem do Rio Flores preocupa moradores do leste maranhense
O fechamento das comportas da barragem do rio Flores em Joselândia, cidade a 331 km de São Luís, tem preocupado moradores e autoridades de cidades do leste maranhense que são banhadas pelo rio Mearim como Bacabal, Pedreiras e Trizidela do Vale.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp
As comportas estavam abertas desde julho do ano passado e foram fechadas nesta semana pelo Departamento Nacional de Obras contra as Secas, órgão vinculado ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.
A decisão surpreendeu as autoridades municipais que se preocupam com o fato do reservatório receber um grande volume de chuvas, a barragem transbordar e obrigando a abertura repentina das comportas levando a cheia do rio Mearim, impactando famílias.
A Defesa Civil diz que a ocorrência das enchentes pode levar famílias ribeirinhas a ficarem desabrigadas na região. O medo é que se repita o que aconteceu em 2009, ano da maior enchente da história registrada na região, desde a construção da barragem.
“O monitoramento ele é ideal e as medidas mitigadoras para aliviar futuros problemas como, por exemplo, na barragem de Flores, são essenciais. Até porque as condições atmosféricas em todo o estado do Maranhão continuam intensas e instáveis”, diz Gunter de Azevedo Reschke, meteorologista.
Fechamento de comportas de barragem preocupa autoridades e moradores do leste do Maranhão
Reprodução/TV Mirante
Um outro problema é a estrutura da barragem. Segundo a Defesa Civil, o reservatório é antigo e até o momento não passou por nenhuma manutenção. Após o fechamento da barragem, a Defesa Civil de Pedreiras foi até o local e constatou que alguns documentos foram enviados ao Governo Federal nos últimos anos alertando sobre os problemas.
“Uma gama de situações envolvendo o rio Flores que a décadas as cidades de Pedreiras, Trizidela do Vale, São Luís Gonzaga, toda a parte que cabe o médio Mearim cabe para que o DNOCS e o Governo Federal tragam melhorias”, explica Rai Brito, Defesa Civil de Pedreiras.
A Prefeitura de Pedreiras informou que nenhuma comunicação foi feita sobre os motivos do fechamento da barragem que, até o momento, está com mais da metade do reservatório cheio.
Em nota, o Departamento Nacional de Obras contra Secas, disse que o fechamento foi por causa das fortes chuvas na região e que o objetivo é conter o grande volume de água que deságua no rio Mearim, o que evita possíveis enchentes em cidades situadas ao longo do rio.