No município de Juazeiro do Norte, no Cariri cearense, câmeras de segurança flagraram o momento em que uma gata entra em clínica veterinária levando o seu filhote. A cena chamou atenção dos funcionários do local. No entanto, apesar do esforço materno, o filhote da gata já estava sem vida.
“Ela foi até mim, ficou circulando, tentando chamar atenção, como se estivesse pedindo ajuda. Eu fui até lá [onde o filhote estava] e na avaliação percebi que o filhote já estava sem vida. Ele já estava arroxeado e com uma perfuração no pescoço, que pode ter sido causada por outro animal ou um problema congênito”, relata veterinária Jordana Delfino.
O animal já era conhecido pelos funcionários da clínica, sendo apelidada carinhosamente de “Chaninha”. A gata tem o costume de frequentar a clínica diariamente em busca de alimentação e de cuidados. Logo, quando precisou de ajuda, buscou os funcionários do local.
Após deixar seu filhote sem vida na clínica, “Chaninha” saiu do estabelecimento e voltou com outros três filhotes, que estavam com vida. A gata e seus filhotes foram atendidos e passaram por avaliação.
![](https://cdn.oestadoce.com.br/wp-content/uploads/2025/02/gata-1.avif)
De acordo com Jordana, a ação inusitada da gata veio de um instinto materno.
“O instinto materno é um comportamento inato, todos os animais já nascem com ele, o que vai garantir o cuidado, a proteção e a sobrevivência dos filhotes. Ele é guiado por fatores hormonais, biológicos e comportamentais, o que vai variar de espécie para espécie e de animal para animal”, comenta veterinária.
Confira vídeo:
O post Gata leva filhote pendurado pela boca para clínica veterinária em busca de ajuda (CE) apareceu primeiro em O Estado CE.