O Governo do Ceará anunciou, na última quinta-feira (6), a construção de um novo ramal do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que ligará a Estação Aeroporto ao estádio Arena Castelão. O projeto, que contará com um investimento inicial de R$181 milhões, deve ser concluído até junho de 2027, quando o Brasil sediará a Copa do Mundo de Futebol Feminino.
A obra inclui duas novas estações: Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU) e Castelão, ambas com acesso por passarelas. O trajeto completo entre o aeroporto e o estádio poderá ser feito em apenas 12 minutos, facilitando o deslocamento de torcedores, turistas e moradores da capital cearense.
O evento de lançamento do ramal, aconteceu na última quinta-feira (6), no auditório da Superintendência de Obras Públicas (SOP) e contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o secretário do Turismo, Eduardo Bismarck, e o superintendente da SOP, Valdeci Rebouças.
Durante a inauguração, o governador Elmano de Freitas destacou que a nova linha será um diferencial importante para Fortaleza enquanto sede do Mundial Feminino e trará benefícios tanto para o turismo quanto para o setor esportivo.
“Turistas que virão para Fortaleza poderão se transportar para a região de maneira mais cômoda e segura. Isso irá fortalecer muito nosso equipamento esportivamente e culturalmente. Essa linha também será um diferencial importante para Fortaleza enquanto sede da próxima Copa do Mundo Feminina, em 2027”, afirmou.
O secretário da Infraestrutura, Hélio Winston Leitão, ressaltou os impactos positivos da nova linha. Segundo ele, o VLT ajudará na mobilidade urbana, além de interligar bairros e facilitar o acesso a eventos esportivos e religiosos.
“Essa obra tem todo um impacto social. Teremos diversos bairros envolvidos, interligando várias linhas. Importante dizer, também, todo o impacto positivo na área do esporte e religiosa, com a chegada dessas duas estações” explicou.
A previsão da gestão é que em operação a nova linha possa ter capacidade para transportar cerca de 35 mil passageiros por dia. Além de ligar diretamente o aeroporto ao Castelão, a Estação Aeroporto será integrada à Estação Expedicionários, permitindo conexões com bairros como Parangaba, Montese, Aldeota, Papicu e Mucuripe.
O secretário do Esporte, Rogério Pinheiro, enfatizou a comodidade para os torcedores que frequentam a Arena Castelão. “O Castelão é uma das principais praças esportivas do país. Agora o torcedor terá mais uma opção para se deslocar de forma mais tranquila e rápida. Além das 4.500 vagas para o público no nosso estacionamento, com esse novo meio de transporte, iremos reforçar e dar uma experiência mais positiva para a nossa população”, afirmou.
O trajeto do novo ramal também favorece a velocidade de execução da obra. Segundo o governador, o VLT passará pelo centro da avenida, o que evita problemas com desapropriações e reduz burocracias para obtenção de licenças ambientais. “Isso favorece a velocidade da obra, não vamos ter problemas com desapropriação nem dificuldade com licenças. Vamos ter muita celeridade para a construção”, garantiu Elmano.
Início das obras
A Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) já está autorizada a concluir o edital da obra. De acordo com o cronograma estimado, a construção da estação do Aeroporto será finalizada ainda neste ano, e as obras do ramal até o Castelão seguirão em andamento. “Já estamos aumentando o número de funcionários para acelerar a obra. A previsão é que, até o final deste ano, a estação do Aeroporto esteja pronta e o VLT já esteja chegando”, afirmou o governador.
O projeto também foi pensado para minimizar impactos no trânsito. O secretário Hélio Leitão explicou que a estrutura elevada da Estação Aeroporto evitará interferências na Avenida Carlos Jereissati, enquanto na Avenida Alberto Craveiro as mudanças viárias serão mínimas. “Fizemos o projeto sem muita interferência no trânsito. Vamos sentar com a AMC (Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania) para alinhar”, pontuou.
Por Hyago Felix (estagiário sob supervisão de editores)
O post VLT Aeroporto-Castelão deve ficar pronto em2027, investimento inicial é de R$ 181 milhões apareceu primeiro em O Estado CE.