O presidente Lula (PT) virou alvo da oposição depois de dizer, nessa quinta-feira (6), que os brasileiros devem evitar comprar produtos caros, como forma de controlar a alta da inflação de alimentos. Segundo o petista, “uma das coisas mais importantes para que a gente possa controlar o preço é o próprio povo”.
Nas redes sociais, o senador Sergio Moro (União/PR) criticou: “Para Lula, a população, para combater a inflação, não deve comprar o produto se estiver caro. Já quando os gastos são do Lula, o céu é o limite”.
“Nada de cortar gastos nos ministérios, colocar gente competente nas estatais ou gerir melhor a economia. Para o governo, basta que os brasileiros parem de comer, beber e se deslocar”, disse o senador e presidente nacional do Progressistas, Ciro Nogueira (PI).
Na entrevista de ontem (6), o presidente Lula afirmou que, se a população não comprar produtos caros, os vendedores baixarão os preços. “Se você vai num supermercado aí em Salvador e desconfia que tal produto está caro, você não compra. Se todo mundo tiver essa consciência e não comprar aquilo que acha que está caro, quem está vendendo vai ter que baixar [o preço], senão vai estragar”, disse o presidente às Rádios Metrópole e Sociedade, da Bahia.
Ele afirmou também que o aumento do salário mínimo deve ser compensado com redução dos preços dos alimentos e que a gestão dele pretende “ver o que pode fazer para garantir que a cesta básica caiba dentro do orçamento do trabalhador”. Para o petista, o controle nas compras faz parte da “sabedoria do ser humano” e que esse é um processo educacional que precisará ser feito com o povo brasileiro.
Durante a entrevista, Lula também declarou que as pessoas não podem ser extorquidas e que é necessário que todos os setores da cadeia produtiva tenham responsabilidade. Para melhorar o atual cenário, o presidente incentiva que os consumidores substituam itens caros por produtos similares que tenham preços mais acessíveis.
O petista disse ainda que o aumento do dólar aconteceu porque o Banco Central (BC) teve gestão “totalmente irresponsável” e deixou “uma arapuca que a gente não pode desmontar de uma hora para a outra”.
Em janeiro deste ano, o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT/BA), também em meio a alta da inflação, sugeriu que os brasileiros “trocassem a laranja por outra fruta”. O ministro explicou que os preços dentro do Brasil e fora estão elevados, em grande parte por causa de doenças nas produções. A sugestão do ministro foi, então, de que os produtos mais caros também fossem substituídos por outros.
“O preço internacional está tão caro como aqui. O que se pode fazer? Mudar a fruta que a gente vai consumir. Em vez da laranja, [comer] outra fruta. Não adianta você baixar a alíquota, porque não tem produto lá fora para colocar aqui dentro. Então focaremos, evidentemente, no produto que estiver mais barato lá fora”, disse.
Desde a última semana, o presidente afirma que o governo está trabalhando para solucionar a alta nos preços. Ainda durante a entrevista de ontem, Lula disse que conversas estão sendo realizadas com empresários e que a competência da Fazenda, do Ministério da Agricultura e do Ministério do Desenvolvimento Agrário está sendo utilizada. “Isso não é programa de governo. É quase uma profissão de fé. Comida barata na mesa do trabalhador é uma coisa que nós estamos perseguindo.”
O post Lula é criticado após dizer que se deve evitar alimentos caros apareceu primeiro em O Estado CE.