O governador Elmnao de Freitas (PT) vai participar nesta sexta-feira (7) do ato de filiação de deputados estaduais ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece). Elmano confirmou presença no evento e exaltou o senador Cid Gomes (PSB), que lidera esse grupo de deputados.
Nesta quinta-feira (6), ao participar do lançamento da nova linha do VLT que ligará o Aeroporto Internacional de Fortaleza à Arena Castelão, Elmano disse à imprensa que seu governo dá continuidade a um projeto iniciado por Cid, quando esse foi governador e apontou o antecessor como alguém que ele vai “sempre pedir opiniões” para decisões importantes.
“Esse projeto foi iniciado pelo senador Cid Gomes. Nós estamos dando conitnuidade ao projeto começado por Cid, continuado por Camilo e Izolda. A minha missao é continuar acelerando e corrigindo o que precisar corrigir”, disse Elmano na coletiva de imprensa. O petista também lembrou o apoio desse grupo à sua eleição em 2022.
“Grande parte desse grupo que está indo para o PSB apoiou nossa eleição para governador e, passada a eleição, definiu que era importante, que nós tinhamos muito mais semelhanças de projeto do que divergências, isso com a liderança do ex-governador e senaodr Cid Gomes”, afirmou.
E seguiu: “Estou muito feliz que esses deputados estejam acompanhando a liderança do senador Cid Gomes, estejam indo para o PSB. Acho que o PSB ganha muito no estado do Ceará”. Atualmente com nenhum deputado estadual, o PSB vai passar a ter a maior bancada partidária no Legislativo estadual com o ingresso dos liderados por Cid.
PDT citado entre aliados para eleição de 2026
Os deputados que se filiam ao PSB nesta sexta estão deixando o Partido Democrático Trabalhista (PDT). O partido teve um racha a partir de 2022, com parte dele tornando-se oposição ao PT e outra parte mantendo aliança e compondo o arco de aliança do governo de Elmano de Freitas.
Na coletiva desta quinta, Elmano também falou sobre o PDT, relatando haver “bons diálogos” com essa sigla e citou o deputado federal André Figueiredo, também presidente nacional interino do PDT.
“E no PDT, com o deputado André Figueiredo, também temos tido bons diálogos. Parece-me que vamos ter de fato um encaminhamento prático de que o PT, o PSB, o PDT, o MDB, o Republicanos, o PP, nós deveremos estar juntos na disputa estadual. Mas isso é algo para a gente conversar em 2026”, disse Elmano.
O post Elmano celebra filiação de aliados ao PSB e cita PDT em possível aliança para 2026 apareceu primeiro em O Estado CE.