![](https://s2-g1.glbimg.com/fAkKF-M2Z-SVRhIdE-Vm0YOQK7c=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/F/O/Bny8TpR4GHynEl8gAFAw/4.png)
Instituição oferece através da equipe de Cardiologia, Eletrofisiologia, Cirurgia Cardíaca e Hemodinâmica, atendimento de alta complexidade em cardiologia pelo SUS em Lavras Crédito: Divulgação
Desde o final do ano passado, o Hospital Vaz Monteiro vem oferecendo, através da equipe de Cardiologia, Eletrofisiologia, Cirurgia Cardíaca e Hemodinâmica, o atendimento de alta complexidade em cardiologia via SUS, uma conquista para a população há muito reivindicada pela instituição.
Tais procedimentos têm sido possível para pacientes de Lavras e de todas as cidades da microrregião através do “Programa Mais Acesso a Especialistas”, do Governo Federal, devidamente regulamentado.
“Desde 2009, quando inauguramos o serviço de Cardiologia Invasiva, com Hemodinâmica, Eletrofisiologia e Cirurgia Cardiovascular, o Hospital Vaz Monteiro tenta junto aos órgãos responsáveis, em todos os níveis de governo, se credenciar para o tratamento de alta complexidade em cardiologia pelo SUS para Lavras e região. Essa portaria federal não é um credenciamento pleno, mas já permitiu praticamente zerar a fila de atendimentos de diversas doenças de alta gravidade, para as quais o sistema de referenciamento do SUS mostra dificuldades em conseguir drenar para atendimento especializado”, afirma o cardiologista Dr. Marcos Cherem.
Crédito: Divulgação
Desde a implantação do programa, já foram atendidas dezenas de pessoas que aguardavam atendimento pelas vias referenciadas da região sem sucesso, numa espera de meses ou até anos, mesmo para casos graves como de obstrução coronariana (angina, pós infarto), aneurismas (de aorta, de artérias renais, de artérias ilíacas), insuficiência arterial de membros inferiores com risco de amputação, arritmias cardíacas complexas (Wolff Parkinson White, Taquiarritmias Atriais, Arritmias Ventriculares), entre outras.
“O Hospital Vaz Monteiro, por ser filantrópico, sem fins lucrativos, visa primordialmente se manter viável para atendimento a todas as camadas da população, mas especialmente àqueles que não dispõem de planos de saúde ou condições financeiras para bancar o tratamento hospitalar, que muitas vezes pode ser extremamente dispendioso, dependendo da complexidade”, complementa a administradora Jaqueline Fráguas.
Crédito: Divulgação
O sistema funciona através do encaminhamento dos casos pelas prefeituras da microrregião para o Hospital Vaz Monteiro, que após análise detalhada das particularidades de cada paciente, realiza o agendamento e posteriormente os procedimentos para diagnóstico ou tratamento.
“Essa capacidade de resolução de casos tão complexos só foi possível através de muita determinação, capacitação das equipes de cardiologia, hemodinâmica, anestesiologia e medicina intensiva do Vaz Monteiro, com alto investimento em tecnologia médica e equipamentos modernos”, afirma o hemodinamicista da instituição, Dr. Dirceu Dias Barbosa Sobrinho.
Crédito: Divulgação
Como exemplo, foram realizados desde cateterismos, angioplastias com implante de stents, estudos eletrofisiológicos com ou sem ablação de arritmias, correção percutânea de aneurismas e cirurgia de revascularização miocárdica (cirurgia de pontes), com satisfação pelos resultados tanto por parte da equipe médica quanto pelos pacientes e suas famílias, o que é mais importante.
“Nós esperamos em algum momento próximo obter o credenciamento pleno pelo SUS para que atendimentos como esses sejam permanentes e ampliados em Lavras e região”, disse o Diretor Técnico Dr. Ricardo Gama de Oliveira.
Responsável Técnico: Dr. Alessandro Furtado Silva – Diretor Clínico (CRM 28.140)