Trump proíbe atletas transgênero; decisão pode afetar Olimpíadas 2028

Na quarta-feira (5), o presidente dos Estados Unidos Donald Trump assinou um decreto que proíbe mulheres transgênero de competir em esportes femininos. Essa ação fazia parte de suas promessas políticas durante a campanha para presidência.

“De agora em diante, os esportes femininos serão apenas para mulheres”, declarou Trump durante evento.

Decisão pode afetar Olimpíadas 2028

As Olimpíadas 2028 irá ocorrer nos Estados Unidos, em Los Angeles. Com a decisão de Trump, o Departamento de Estado será orientado a “exigir mudanças” no Comitê Olímpico Internacional para impedir a participação de atletas transgêneros.

“Se você está entrando no país alegando ser uma mulher, mas é um homem aqui para competir contra essas mulheres, vamos revisar isso por fraude”, ressalta funcionário da Casa Branca.

De acordo com ordem, o Departamento de Segurança Interna irá revisar pedidos de visto de mulheres trans que entram nos EUA para competir em esportes femininos. A medida de Trump busca garantir que o gênero declarado corresponda ao sexo biológico.

Decreto gera debates

O decreto de Trump afeta categorias de iniciação esportiva a esportes de alto-rendimento no território americano. Com isso, gera debates a cerca dos direitos humanos e dos direitos LGBTQ+.

“Para muitos estudantes, os esportes são sobre encontrar um lugar onde pertencer. Devemos querer isso para todas as crianças – não políticas partidárias que tornam a vida mais difícil para elas”, rebate Kelley Robinson, presidente da campanha de direitos LGBTQ Human Rights Campaign.

Conforme o decreto, escolas que não cumprirem a nova ordem serão “investigadas por violações do Título IX” e poderão perder o financiamento federal.

O post Trump proíbe atletas transgênero; decisão pode afetar Olimpíadas 2028 apareceu primeiro em O Estado CE.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.