Governo deve desembolsar R$ 4,5 bilhões, segundo dados do Ministério dos Transportes. O valor representa um aumento de 25% em relação ao ano passado. Depois de 6 anos, Brasil deve voltar a colher safra recorde de arroz
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O governo anunciou nesta quarta-feira (5) que vai investir no escoamento da safra de 2024/2025 –que deve ser a maior da história.
Em rodovias e ferrovias, o governo deve desembolsar R$ 4,5 bilhões, segundo dados do Ministério dos Transportes. O valor representa um aumento de 25% em relação ao ano passado.
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Os investimentos se concentram nos chamados “Arco Norte” e “Arco Sul/Sudeste” e têm foco na conclusão de obras estruturantes e ampliação de pesagem, entre outras medidas.
Além disso, o Ministério dos Transportes prevê uma concentração de fluxo no Arco Norte, que abrange as regiões Centro-Oeste e Norte.
Cerca de 60 milhões de toneladas devem circular nas rodovias do Norte:
BR-163: 20 milhões de toneladas
BR-364: 16 milhões de toneladas
BR-242: 4 milhões de toneladas
BR-135: 9 milhões de toneladas
BRs 155 e 158: 11 milhões de toneladas
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima que a produção aumente 8,3% em relação à safra anterior, totalizando 322,47 milhões de toneladas de grãos, principalmente soja e milho.
Caso a previsão se confirme, será a maior safra da história.
Investimentos em Portos e Hidrovias
O Ministério de Portos e Aeroportos estima R$ 1,7 bilhão em investimentos públicos em portos em 2025.
Até novembro do ano passado, foram transportados 1,2 bilhão de toneladas pelos portos brasileiros. A maior parte dos produtos escoados são soja, milho e fertilizantes.
Os principais portos do país para escoamento de grãos e fertilizantes são:
Santos (SP)
Paranaguá (PR)
Itaqui (MA)
Santarém (PA)
Nas hidrovias, os investimentos somam R$ 946 milhões nas seguintes obras:
Dragagem de manutenção nos rios Madeira e Tapajós
Plano de sinalização náutica nos rios Madeira e Paraná
Início das obras de derrocamento do Pedral do Lourenço (rio Tocantins)
– Esta reportagem está em atualização