O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores brasileira (B3), iniciou 2025 com um desempenho positivo no mercado financeiro, valorizando 4,86% (em reais) no primeiro mês do ano. No entanto, a rentabilidade do índice em dólares foi ainda maior, alcançando uma valorização de 11,38%, segundo dados divulgados pela consultoria Elos Ayta nesta terça-feira (4).
Esses números foram motivados principalmente pela desvalorização de 5,85% do dólar frente ao real no período, efeito que retribuiu ganhos significativos aos investidores estrangeiros.
- NÃO PERCA: No próximo dia 5 de fevereiro, Bo Williams e Guto Gioielli vão explorar o mundo do investimento em commodities. Cadastre-se agora para ter acesso à live exclusiva do Monitor do Mercado!
Ibovespa é destaque global
Entre os 21 principais índices globais analisados na pesquisa, o Ibovespa registrou a terceira melhor performance em dólares, ficando atrás apenas do índice Euro Stoxx 50 (Zona do Euro), que avançou 16,12%, e do MSCI Colcap (Colômbia) que valorizou 14,91% no ranking mundial; com ressalva para o fato de que no indicador europeu, o retorno em moeda local foi o mesmo, considerando que o euro permaneceu estável ao longo do mês.
![](https://monitordomercado.com.br/wp-content/uploads/2025/02/image-5-1024x640.png)
Além dos resultados surpreendentes no ranking global, o desempenho do Ibovespa em dólares no mês de janeiro foi o melhor desde novembro de 2023, quando o índice registrou alta de 15,32%.
Análise dos retornos globais
Os resultados obtidos por meio do estudo da Elos Ayta revelam a importância de considerar a rentabilidade em diferentes moedas para entender o cenário financeiro internacional e obter uma análise assertiva dos retornos globais.
Nesse contexto, o recorte em moeda forte, por exemplo, é essencial para medir o apelo dos mercados emergentes frente ao capital.
- CADASTRE-SE JÁ: Live vai reunir os analistas Bo Williams e Guto Gioielli para desvendar as melhores estratégias para investir em commodities. Reserve seu lugar gratuitamente!
Desempenhos em dólar dos principais índices
Segundo a pesquisa, os três índices que lideram o ranking superaram os 10% de alta em dólares. Além desses, apenas outros cinco obtiveram ganhos entre 5% e 10%, enquanto 12 índices avançaram menos de 5% no ranking global.
A exceção negativa, no entanto, foi o S&P Merval, da Argentina, que registrou perda de 0,79% em dólares, apesar de mostrar uma leve alta de 1,22% em pesos.
O post Ibovespa fecha janeiro como o terceiro índice mais rentável em dólares no mundo apareceu primeiro em Monitor do Mercado.