A dona do Switch e Nintendo DS acaba de divulgar nesta terça-feira (04/02) o desempenho financeiro do terceiro trimestre do ano fiscal de 2025 (Q3 FY 2025), período que compreendeu os meses de outubro a dezembro do ano civil de 2024. Período esse que teve o Super Mario Party Jamboree como principal lançamento first-party exclusivo para o console híbrido.
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O relatório financeiro do Q3 FY 2025 aponta que a empresa teve os seguintes números:
RELATÓRIO FINANCEIRO DA NINTENDO | |||
Período → | Q3 FY 2024 (julho a setembro de 2023) |
Q3 FY 2025 (julho a setembro de 2024) |
Diferença |
Receita | ¥ 598,559 bilhões (US$ 4,18 bilhões) |
¥ 432,919 bilhões (US$ 2,84 bilhões) |
– 27,67% (em ienes) |
Lucro bruto | ¥ 306,203 bilhões (US$ 2,14 bilhões) |
¥ 247,593 bilhões (US$ 1,62 bilhão) |
– 19,14% (em ienes) |
Lucro operacional | ¥ 184,5 bilhões (US$ 1,29 bilhão) |
¥ 126,084 bilhões (US$ 825,86 milhões) |
– 31,66% (em ienes) |
Traduzindo a tabela: como foi o terceiro trimestre do ano fiscal de 2025 para a Nintendo?
Em ienes foi triste, com muitas quedas, em especial nos lucros. Como o câmbio médio do iene no Q3 FY 2025 foi de ¥ 152,67 / US$ 1, os investidores e acionistas da gigante japonesa não estão chorando tanto por causa da (pequena) valorização da moeda no período, pois a cotação média era de ¥ 143,22 por dólar no Q3 FY 2024.
Nos primeiros 9 meses do ano fiscal de 2025 (abril a dezembro de 2024), as vendas digitais responderam por 51%; arrecadando ¥ 245,8 bilhões (US$ 1,61 bilhão). Representaram uma queda de 29,04% sobre a arrecadação dos 9 primeiros meses do ano fiscal passado (Q1 + Q2 + Q3 FY 2024).
As receitas sobre mobile e licenciamento de IP caíram 33,86%; para ¥ 49,772 bilhões (US$ 326,01 milhões) nestes 9 meses em comparação com o período anterior (Q1 + Q2 + Q3 FY 2024). Um culpado foi o longa metragem de animação Super Mario Bros. O Filme, cujo licenciamento entra na fase natural de declínio de arrecadação.
Entre os meses de outubro e dezembro de 2024, o Switch vendeu 4,82 milhões de unidades pelo mundo civilizado. Uma média de 1,61 milhão de unidades mensais. Lembrando que no mesmo período de 2023 o console híbrido vendeu 6,9 milhões de unidades. Queda de 30,14%.
Desses 4,82 milhões de consoles vendidos, o Switch Lite vendeu 760 mil unidades no Q3 FY 2025. Queda de 40,63% em relação ao mesmo período de 2023, nem o modelo temático de The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom ajudou o Switch Lite desta vez.
Entretanto, quem chama mesmo as vendas da plataforma é o Switch OLED, que já vendeu um total de 29,4 milhões de unidades, sendo 2,57 milhões apenas no terceiro trimestre fiscal de 2025. O modelo OLED representou 53,32% dos consoles Nintendo Switch vendidos no período.
Como a Nintendo confirmou a venda mundial de 146,04 milhões de consoles até setembro de 2024, somando tudo tivemos, até o quarto trimestre do ano civil de 2024, uma base instalada de 150,86 milhões de consoles Nintendo Switch sendo deles 25,27 milhões de unidades do Switch Lite.
Em 94 meses de vendas, o console híbrido já ultrapassou o PS4 (117,2 mi unid) e Game Boy (118,69 mi unid); e já tinha ultrapassado o console de mesa mais bem sucedido da empresa, o Wii (101,63 mi unid). É o terceiro console mais vendido da história, somente atrás do PS2 (160 mi unid) e do Nintendo DS (154 mi unid).
Tudo leva a crer que o anúncio e o futuro lançamento do sucessor Nintendo Switch 2 dificilmente levará o Switch 1 a ultrapassar o PS2 em base instalada: os números de vendas acima do hardware foram os últimos anunciados pela Nintendo sem a interferência do Switch 2.
Enfim, na receita geral da empresa, além dos 34 milhões de assinantes do Nintendo Switch Online e os 128 milhões de jogadores ativos, o que mais importa é a venda dos softwares exclusivos. Vejamos o seguinte ranking geral dos jogos da Nintendo no Switch (vendidos até o dia 31 de dezembro de 2024):
- Mario Kart 8 Deluxe — 67,35 milhões de cópias;
- Animal Crossing: New Horizons — 47,44 milhões de cópias;
- Super Smash Bros. Ultimate — 35,88 milhões de cópias;
- The Legend of Zelda: Breath of the Wild — 32,62 milhões de cópias;
- Super Mario Odyssey — 29,04 milhões de cópias;
- Pokémon Shield / Sword — 26,6 milhões de cópias;
- Pokémon Violet / Scarlet — 26,38 milhões de cópias;
- The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom — 21,55 milhões de cópias;
- Super Mario Party — 21,10 milhões de cópias;
- New Super Mario Bros. U Deluxe — 18,06 milhões de cópias.
No topo da lista, Mario Kart 8 Deluxe vendeu mais 3,08 milhões de cópias físicas e digitais entre outubro e dezembro de 2024. Só quem chegou perto de tal feito no Q3 FY 2025 foi The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom, que vendeu 1,33 milhão de cópias, chegando a um total de 3,91 milhões de cópias vendidas desde o lançamento.
Os veteranos Animal Crossing: New Horizons e Super Smash Bros. Ultimate venderam um pouco menos que Zelda no período, ACNH chegou a 990 mil cópias e SSBU mais 740 mil vendidas entre outubro e dezembro de 2024.
Apesar dos bugs iniciais, Pokémon Violet / Scarlet caminha para ultrapassar em vendas o Pokémon Shield / Sword, vendendo 690 mil cópias no Q3 FY 2025.
Super Mario Party Jamboree, lançado dia 17 de outubro, já vendeu 6,17 milhões de cópias. Muito jogo triple-A não consegue fazer metade disso em dois meses e meio, é um belo feito embora não chegue ainda ao Top 10 do Switch.
Lançado dia 07 de novembro, Mario & Luigi: Brothership conseguiu vendeu 1,84 milhão de cópias. Falando no irmão do Mario, Luigi’s Mansion 2 HD vendeu mais 230 mil cópias e fechou 2024 com 1,8 milhão.
Fontes: CNBC, Gematsu, Install Base e Venture Beat.
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