O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), admitiu estar “muito insatisfeito” com os dados da segurança pública do Estado. O petista esteve, na manhã dessa segunda-feira (3), na Assembleia Legislativa para a sessão solene de instalação da 3ª Sessão Legislativa da 31ª Legislatura para apresentar as medidas da gestão.
“Estou muito insatisfeito com o resultado que alcançamos. Nós permitimos que não aumentasse a violência, mas a redução é muito pequena. Portanto, isso exige de nós mais trabalho ainda, muito mais trabalho para podermos entregar a paz e a segurança que nosso povo reclama”, afirmou Elmano.
Dados do painel dinâmico da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) apontam o aumento de 10% no número de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) no período de um ano, crescendo de 2.970, em 2023, para 3.272, em 2024. Esse número é referente a homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte.
Em 2024, foram registrados 60.532 furtos, maior número desde 2015, representando um aumento de 4% em relação a 2023. Já as ocorrências de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) apresentaram redução de 16% quando comparados a 2023. O melhor resultado desde 2015.
Em 2024, Elmano trocou o comando da SSPDS e anunciou Roberto Sá como o novo secretário. O antecessor, Samuel Elânio, deixou o cargo após declarações desastrosas em meio ao aumento no número de assassinatos. Roberto Sá já foi secretário da Segurança no Rio de Janeiro e no Espírito Santo.
Medidas
Durante o discurso no Plenário 13 de Maio, Elmano voltou a afirmar que “conseguimos frear o crescimento do número de homicídios” e destacou medidas na área como a convocação de dois mil novos agentes de segurança, entrega de novos equipamentos e estruturas de inteligência. No sábado (1º), quando a nova Mesa Diretora da Assembleia foi empossada, Elmano também se comprometeu a enviar para novas mensagens para a Casa com medidas na área de Segurança Pública.
Os textos devem ter prioridade na agenda da Assembleia, como garante o presidente do Legislativo, Romeu Aldigueri (PDT). “Nós vamos dar, juntamente com todos os deputados, independente de situação ou oposição, segurança pública é pauta prioritária na vida das pessoas cearenses, toda a celeridade possível para transformar isso em lei o mais breve possível”, explica Aldigueri.
Entregas
Entre as entregas anunciadas por Elmano, está o Hospital Universitário do Ceará, cuja inauguração contará com a presença do presidente Lula (PT), ainda neste mês. O equipamento conta com 652 leitos de internação e 180 leitos complementares. Além disso, o governador quer ainda concluir, neste ano, o Hospital Polo Regional de Crateús e iniciar as obras dos Hospitais Polo Regional do Maciço de Baturité e do Centro-Sul, em Iguatu.
O governador anunciou ainda a intenção de ampliar as ações do Ceará Sem Fome e da universalização da Escola de Tempo Integral. Segundo o petista, em 2024, 75% da rede de ensino estadual estavam no modelo de tempo integral. “Temos como prioridade terminar o próximo ano com todos os estudantes da rede pública estadual estudando em tempo integral”, anunciou Elmano.
Prefeitos
Elmano reforçou ainda que receberá “todos os prefeitos que quiserem se reunir com o governador”. Segundo ele, todos os gestores serão convidados para conversar, acompanhados dos deputados. A aliança com uma grande quantidade de prefeitos foi um fator diferencial para garantir a vitória de Elmano no primeiro turno das eleições de 2022.
O post “Estou muito insatisfeito”, reclama Elmano sobre Segurança apareceu primeiro em O Estado CE.