O ditador da Rússia, Vladimir Putin, afirmou que as elites políticas europeias acabarão cedendo à liderança do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A declaração foi feita em entrevista à emissora estatal russa, que será transmitida na noite deste domingo (2).
“Trump, com seu caráter e tenacidade, muito em breve colocará ordem. E tudo isso acontecerá muito rapidamente”, disse Putin ao jornalista Pavel Zarubin, que divulgou trechos da conversa em seu canal no Telegram. O líder russo ainda acrescentou que os políticos europeus “ficarão do lado do mestre e acabarão abanando o rabo afetuosamente”.
Putin também criticou a postura dos governos europeus em relação a Trump, afirmando que eles “lutaram ativamente contra ele” porque preferiam a abordagem do ex-presidente Joe Biden. “Trump tem uma visão diferente do que é bom e do que é ruim, inclusive em política de gênero e outras questões”, afirmou.
Além disso, o russo lamentou a atual classe política europeia, comparando-a a líderes históricos como Charles de Gaulle, François Mitterrand, Jacques Chirac, Willy Brandt, Helmut Kohl e Gerhard Schröder. Segundo Putin, “hoje praticamente não existem pessoas assim”.
O ditador ainda criticou a formação de alguns líderes, dizendo que “não estão no seu devido lugar” e que não atuam conforme os interesses dos cidadãos. “Isto é uma desgraça”, concluiu.