Francisca Motta, de 84 anos, tem longa trajetória na política. Foi prefeita de Patos (PB) e deputada estadual na Paraíba por vários mandatos. Hugo Motta, Lula e Davi Alcolumbre em encontro em Brasília
Ricardo Stuckert / Presidência da República e Evaristo Sá/AFP
O recém-eleito presidente da Câmara, deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB), levou a avó, Francisca Motta, 84 anos, para o primeiro encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na manhã desta segunda-feira (3) no Palácio do Planalto.
Segundo aliados de Lula, Francisca pediu ao neto para fazer essa visita ao presidente e aproveitou para agradecê-lo pelo apoio a Hugo nas eleições legislativas.
A avó de Motta tem trajetória longa na política. Foi prefeita de Patos (PB) e deputada estadual na Paraíba por vários mandatos. Ela ingressou na política logo após a morte do marido, Edivaldo Motta.
Hugo Motta tem 35 anos e é o presidente da Câmara mais novo da história da Casa.
Lula também se encontrou com o senador Davi Alcolumbre (União-AP), recém-eleito presidente do Senado Federal. Alcolumbre chegou um pouco antes que Motta, mas a reunião em si ocorreu de forma simultânea.
Auxiliares de Lula afirmam que a conversa foi protocolar, um gesto do presidente de que estará disposto ao diálogo permanente com os novos presidentes das casas.
Os mais otimistas vêm uma disposição de Lula em mudar a postura em relação ao primeiro biênio, mantendo contato mais frequente e próximo com Motta e Alcolumbre. O antecessor de Motta, Arthur Lira (PP-AL), e líderes das duas casas se queixam recorrente das dificuldades de ter acesso ao presidente.
No encontro de hoje os três não se aprofundaram na discussão das matérias de interesse do governo. Lula, no entanto, afirmou que o Planalto enviará em breve os projetos que tratam das mudanças no Imposto de Renda, ampliando a isenção para quem ganha até R$ 5.000, e também as alterações no consignado do FGTS.
A aposta do governo é que haverá muito alinhamento de Motta e Alcolumbre na pauta econômica, incluindo na relação com o próprio ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Haddad, inclusive, irá se reunir com os dois novos presidentes nessa semana. Alcolumbre deverá se encontrar com o ministro no próprio Ministério da Fazenda, num gesto para demonstrar prestígio ao petista.
Saiba quem são os novos presidentes da Câmara, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre