Montadora chinesa “empresta” 20 carros elétricos ao STJ

A montadora chinesa BYD fechou um contrato de comodato não oneroso com o Superior Tribunal de Justiça (STJ) neste ano. A marca cedeu, sem custos, 20 carros zero quilômetro do modelo Seal para uso na Corte. O contrato vale por dois anos, e os veículos, que custam cerca de R$ 300 mil cada, devem ser entregues ao STJ ainda em fevereiro.

Conforme o jornal O Globo, o STJ aceitou a oferta de empréstimo de veículos da BYD no valor de cerca de R$ 6 milhões porque “o teste dos carros elétricos se mostra uma oportunidade de incentivar a inovação tecnológica, de demonstrar o compromisso do STJ com a sustentabilidade e de contribuir para a redução dos impactos climáticos uma vez que esses veículos não produzem emissão direta de dióxido de carbono”.

Nota da Corte reforçou que a opção de comodato não oneroso não gera custos ao STJ. O texto ainda diz que a ação da montadora pode ser vista como uma possível “estratégia de marketing para ganhar visibilidade nacional”. A nota fala também que a cessão dos veículos é vista pelo Tribunal como “uma forma de aproximar seus veículos de possíveis compradores, sejam eles servidores dos órgãos ou usuários do serviço público”.

Já a BYD afirmou em nota que atendeu a um chamamento público aberto pelo próprio STJ. “A BYD participou do processo para ceder os veículos do modelo Seal pelo prazo de 24 meses. A participação da empresa foi realizada com total transparência e dentro das regras vigentes, com o objetivo de promover o uso dos veículos elétricos no país”.

A montadora chinesa também já fez anteriormente contratos do tipo de veículos elétricos para a Presidência da República e o Tribunal de Contas da União.

O post Montadora chinesa “empresta” 20 carros elétricos ao STJ apareceu primeiro em O Estado CE.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.