Datafolha: Wagner e Sarto em disputa acirrada pela liderança

A disputa pelo Paço Municipal está ainda mais acirrada em Fortaleza, segundo o último levantamento realizado pelo Datafolha, divulgado nesta última quinta-feira (22). Nele, os candidatos Capitão Wagner (União Brasil) e José Sarto (PDT) se encontram em empate técnico na corrida eleitoral. O ex-deputado federal aparece com 29% das intenções de voto, enquanto o atual prefeito da cidade possui 23%.
É a primeira vez que a pesquisa mostra Sarto em igualdade ou superioridade em relação ao seu adversário político. Devido à margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, existe um cenário em que o candidato do PDT supera o do União Brasil por 27% contra 25% das intenções de voto. No último apanhado, divulgado em junho, Wagner somava 32% das intenções de voto, contra 19% de Sarto, um contexto em que ambos não podiam se igualar.
No atual levantamento, André Fernandes (PL) vem na terceira colocação, com 16%, e Evandro Leitão (PT) aparece em quarto, com 10% de intenções, intensificando ainda mais a disputa. Sarto e André também empatam de forma técnica, assim como André e Evandro.
Mais abaixo, Eduardo Girão (Novo) pontuou 5% nas intenções de voto, enquanto Técio Nunes (PSOL), Chico Malta (PCB) e Zé Batista (PSTU) possuem 1% cada. George Lima (Solidariedade) não pontuou. Pessoas que afirmaram que votariam em branco, nulo ou em nenhum correspondem a 9%, enquanto 6% não souberam responder.

Confira o resultado:

Capitão Wagner (União Brasil): 29%
José Sarto (PDT): 23%
André Fernandes (PL): 16%
Evandro Leitão (PT): 10%
Eduardo Girão (Novo): 5%
Técio Nunes (PSOL): 1%
Chico Malta (PCB): 1%
Zé Batista (PSTU): 1%
George Lima (Solidariedade):
não pontuou
Branco/Nulo/Nenhum: 9%
Não sabe: 6%
Mudanças no cenário
Em comparação a última pesquisa Datafolha, realizada entre os dias 24 e 26 de junho, Capitão Wagner foi o único dos quatro principais candidatos que apresentou uma queda nas intenções de voto. Antes com 32%, caiu três pontos percentuais e agora está com 29%, o que lhe deixou em empate técnico com Sarto, que antes não existia. O pedetista foi quem mais cresceu na pesquisa, passando de 19% para 23%, crescendo quatro pontos percentuais.
André Fernandes e Evandro Leitão também melhoraram na pontuação. O candidato do PL cresceu dois pontos percentuais, passando de 14% para 16%. Assim como o adversário, Evandro subiu dois pontos, passando de 8% para 10%.
Eduardo Girão também apresentou uma queda de dois pontos percentuais, decrescendo de 7% para 5%. Técio Nunes se manteve com a mesma pontuação do último levantamento. Chico Malta e Zé Batista pontuaram pela primeira vez, pois não tiveram os nomes registrados no último levantamento. George Lima também teve o nome citado, mas não chegou a atingir 1%, logo, não pontuou.
O número de pessoas que indicou voto em branco, nulo ou em nenhum candidato também reduziu, passando de 14% para 9%. Em contrapartida, o percentual que não sabe em quem votar aumentou, passando de 4% para 6%.
Pesquisa espontânea
O candidato que mais se destacou na pesquisa espontânea foi André Fernandes, que apresentou um percentual de 10%, quatro pontos a mais que no último apanhado realizado. Capitão Wagner aparece em segundo, com 9% das intenções espontâneas, tendo um crescimento de três pontos percentuais.
Sarto se encontra na terceira colocação da modalidade, com 8% de pretensões, dois pontos percentuais a mais que na última pesquisa. Evandro Leitão pontuou 4% na categoria, crescendo um ponto percentual.
(Por Caio Salgueiro)

O post Datafolha: Wagner e Sarto em disputa acirrada pela liderança apareceu primeiro em O Estado CE.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.