Facção apontou ainda falha na escolta policial no trajeto até o estádio
A torcida organizada Explosão Inferno Coral responsabilizou as autoridades de segurança pela mudança na rota planejada dos integrantes da facção até o Arruda, no último sábado (1º), antes do clássico contra o Sport. Alteração que, segundo a uniformizada, resultou nas cenas de selvageria nas ruas do Recife.
- LEIA MAIS: Governadora de Pernambuco determina portões fechados para os próximos 5 jogos de Santa Cruz e Sport; entenda
Em nota divulgada na noite do sábado, a torcida organizada disse ter colaborado com a Secretaria de Defesa Social (SDS) e com o Ministério Público para adotar as medidas de segurança. Contudo, as rotas foram modificadas unilateralmente.
“Apesar dos esforços empreendidos e da colaboração direta com a Secretaria de Defesa Social (SDS) e o Ministério Público (MP), as rotas planejadas foram modificadas unilateralmente pelas autoridades competentes, sem consulta prévia à organização que elaborou o plano. Como consequência, ocorreram encontros entre torcidas em locais que, originalmente, estavam fora da nossa estratégia logística, culminando nos conflitos amplamente divulgados nas redes sociais”, diz a nota.
A uniformizada ainda apontou uma falha da escolta policial no trajeto mesmo diante dos riscos de confrontos.
“Além disso, nos chama a atenção a falha operacional da escolta policial, que, ciente dos riscos de convergência de torcidas rivais, deu continuidade a um trajeto que facilitou os encontros e confrontos, contrariando os princípios básicos de logística de segurança em eventos de grande porte”, ressaltou a Explosão Inferno Coral.
Confira abaixo a nota da uniformizada:
NOTA OFICIAL – LOGÍSTICA E SEGURANÇA NO CLÁSSICO DAS MULTIDÕES
O G.R.S.C Explosão Inferno Coral vem a público esclarecer que, ao longo de toda a semana que antecedeu o Clássico das Multidões, adotou todas as medidas cabíveis para garantir a segurança de seus integrantes e da sociedade como um todo.
Em cumprimento à legislação vigente e em observância às diretrizes de segurança pública, apresentamos formalmente um PLANO LOGÍSTICO detalhado sob o protocolo SEI 107776-7 junto ao Comando da Polícia Militar e BPChoque, contendo:
• Pontos de concentração de torcedores, previamente informados às autoridades competentes;
• Rotas seguras para deslocamento até o Estádio do Arruda, visando evitar qualquer encontro entre torcidas organizadas adversárias;
• Solicitação de escolta policial, garantindo um trajeto controlado e livre de conflitos;
• Adoção de medidas preventivas, visando minimizar quaisquer riscos de confrontos e assegurar a integridade física de todos os envolvidos.
Apesar dos esforços empreendidos e da colaboração direta com a Secretaria de Defesa Social (SDS) e o Ministério Público (MP), as rotas planejadas foram modificadas unilateralmente pelas autoridades competentes, sem consulta prévia à organização que elaborou o plano. Como consequência, ocorreram encontros entre torcidas em locais que, originalmente, estavam fora da nossa estratégia logística, culminando nos conflitos amplamente divulgados nas redes sociais.
Além disso, nos chama a atenção a falha operacional da escolta policial, que, ciente dos riscos de convergência de torcidas rivais, deu continuidade a um trajeto que facilitou os encontros e confrontos, contrariando os princípios básicos de logística de segurança em eventos de grande porte.
Ressaltamos que repudiamos qualquer ato de violência e não compactuamos com práticas que atentem contra a ordem pública. O trabalho realizado pela Explosão Inferno Coral sempre foi pautado na legalidade, transparência e no compromisso com a segurança, tanto que as próprias autoridades reconheceram a seriedade do planejamento logístico que apresentamos.
Nosso objetivo segue sendo:
✔ Evitar aglomerações nos pontos de concentração;
✔ Minimizar riscos de confrontos com a torcida adversária;
✔ Garantir a segurança e tranquilidade durante todo o trajeto.
Diante dos fatos ocorridos, seguimos à disposição das autoridades para quaisquer esclarecimentos adicionais e para contribuir com a revisão dos protocolos de segurança, garantindo que erros logísticos dessa natureza não se repitam em eventos futuros.
Nosso compromisso permanece firme: o apoio incondicional ao Santa Cruz Futebol Clube e a defesa da paz no esporte.
Atenciosamente,
G.R.S.C Explosão Inferno Coral