Determinação do prefeito Eduardo Siqueira Campos valerá durante todo o mês de fevereiro. Passagens não serão cobradas dos usuários nesta segunda-feira (3). Ônibus do transporte coletivo de Palmas
Djavan Barbosa/TV Anhangueraim
A Prefeitura de Palmas anunciou neste sábado (1º), que os usuários do transporte público da capital terão uma nova tarifa durante este mês de fevereiro. O valor da tarifa, que atualmente custa $ 3,85, vai passar para R$ 2 a partir desta terça-feira (4). As viagens serão gratuitas nesta segunda-feira (3).
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
A nova tarifa vale apenas até o dia 28 de fevereiro e a medida ainda deve ser publicada no Diário Oficial do Município nesta segunda-feira. Segundo a prefeitura, os serviços irão continuar gratuitos nos finais de semana e feriados.
Segundo o prefeito Eduardo Siqueira Campos (Podemos), a decisão foi tomada devido ao período de transição do serviço para iniciativa privada.
“Fornecedores ficaram mais de três meses sem receber e isso inviabiliza os negócios e também cria obstáculos para podermos atender a população com a qualidade que precisa e merece. Então, todo nosso esforço e atenção têm sido para resolver essas questões e entregar para o cidadão um serviço que irá melhorando gradativamente até a concessão e a chegada de uma nova frota”, afirmou o prefeito.
Em janeiro, durante a cerimônia de transmissão de faixa, realizada no dia 1º, o prefeito Eduardo Siqueira anunciou a gratuidade do transporte público até 31 de janeiro, para que o município pudesse realizar as melhorias no serviço.
LEIA TAMBÉM
Prefeitura de Palmas publica decreto autorizando concessão do transporte público à iniciativa privada
Horário de expediente, gratuidade de ônibus e projetos para obras estão entre os primeiros atos de Eduardo Siqueira (PODE)
Licitação do serviço
No Diário Oficial do dia 13 de janeiro deste ano, a prefeitura publicou um decreto autorizando uma nova concessão do transporte coletivo de passageiros à iniciativa privada. O processo deverá acontecer por meio de uma licitação pública, com a validade de 20 anos, podendo ser prorrogado.
O transporte público de Palmas ficou sob concessão da iniciativa privada por mais de 20 anos. Após o fim do contrato em 2022, a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) decidiu retomar o serviço e criou a Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP).
Segundo o município, a licitação ocorrerá na modalidade de concorrência pública. Será obrigatória a concessão em um único lote de serviços, com uma frota de 180 ônibus para o transporte de 323 mil habitantes.
Passageiros reclamam
“Segunda-feira é pior”, contou uma usuária do transporte coletivo em entrevista à TV Anhanguera. Os passageiros citaram superlotação nos horários de pico, falta de ônibus nas frotas e problemas nas linhas. Veja reportagem:
Tarifa zero no transporte coletivo de Palmas termina nesta sexta-feira (31)
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.