Num feito extraordinário o deputado Romeu Aldigueri (PDT), líder político natural do município de Granja, na zona norte do Ceará, onde foi prefeito e atualmente o atual é seu irmão Aníbal, bem como um representante expressivo de vários outras áreas do Estado, inclusive tendo sido o Líder do Governo Elmano de Freitas, com grande atuação, vai assumir neste sábado, primeiro de Fevereiro de 2025, a presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), devendo cumprir o mandato de dois anos à frente do Legislativo Estadual Cearense. A sessão solene de posse de Aldigueri (foto) e dos demais membros da direção da Casa está programada para as 10horas, com a presença das principais autoridades do Estado e representantes dos municípios cearenses.
A mesa
Os deputados que formarão a Mesa Diretora da ALECE para os anos de 2025 e 2026 são os seguintes: Romeu Aldigueri (PDT) na presidência; Daniel Oliveira (MDB), como vice-presidente; Larissa Gaspar (PT), 2ª vice-presidente; De Assis Diniz (PT), 1º secretário; Jeová Mota (PDT), 2º secretário; Felipe Mota (União Brasil), 3º secretário, e João Jaime (Progressistas), como 4º secretário.
E mais
As deputadas Luana Régia (Cidadania) e Emília Pessoa (PSDB) e o deputado David Durand (Republicanos) ocuparão, respectivamente, os postos de 1º, 2º e 3º suplentes da Mesa Diretora a ser empossada. Romeu Aldigueri foi eleito para o comando do Legislativo Estadual Cearense no dia 2 de dezembro de 2024. O mandato é de dois anos – renovável por igual período.
Preparado
O novo presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALECE), a partir deste sábado (1º de Fevereiro de 2025), é ex-prefeito de Granja, na Zona Norte do Estado. É advogado. O novo Chefe da ALECE foi superintendente da Semace, no início dos anos 2000, no governo de Lúcio Alcântara.
Período estratégico
O novo presidente substituirá Fernando Santana (PT), ex-vice-presidente que assumiu o comando da Assembleia com a renúncia do deputado Evandro Leitão (PT), eleito prefeito de Fortaleza. Líder do Governo Elmano de Freitas (PT) no Parlamento, Romeu Aldigueri será substituído na função, na próxima legislatura pelo deputado Guilherme Sampaio (PT).
Importante
Romeu Aldigueri presidirá a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará durante um período estratégico, politicamente. Embora o Governo Elmano Freitas tenha larga e consolidada maioria na ALECE – mais de 35 cadeiras – os dois últimos anos de mandato- 2025 e 2026 -, são cruciais para as eleições do ano que vem.
E mais
E nesse período quando a temperatura dos debates costuma subir, com mais cobranças e denúncias da oposição, com o objetivo de desgastar o governo perante a opinião pública e o eleitorado em geral. Portanto, o período que se inicia neste sábado (01/02/2025) no Legislativo Estadual é sumamente importante para que se consolide o trabalho político com vistas às eleições de 2026 quando o Ceará é o Brasil vão às urnas para eleição do Presidente (a) da República, Governadores, senadores e deputados estaduais para a próxima legislatura que se iniciará em primeiro de janeiro de 2027 em todo o País. Estamos atentos.
Direção do TJCE
Serão empossados hoje, 31/01, os novos dirigentes do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), com mandato para o corrente ano (2025) e o próximo ano (2026). Os desembargadores Heráclito Vieira de Sousa Neto, Francisco Mauro Ferreira Liberato, Marlúcia de Araújo Bezerra e Andréa Mendes Bezerra Delfino foram empossados, respectivamente, nos cargos de presidente, vice-presidente, corregedora-geral da Justiça e ouvidora-geral do Poder Judiciário Estadual.
Nova sede
Ainda na presidência do TJCE, coube ao desembargador Abelardo Benevides Moraes, reinaugurar, o que fez em 27/12/2024, a sede do Poder Judiciário Cearense no bairro Cambeba, em Fortaleza. O prédio estava em reforma desde março de 2022, em decorrência do incêndio que o atingiu alguns meses antes.
O post Granja dirigirá Alece apareceu primeiro em O Estado CE.