Hamas liberta mais reféns em acordo de cessar-fogo com Israel

O grupo terrorista Hamas libertou, nessa quinta-feira (30), oito reféns (três israelenses e cinco tailandeses) como parte do acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza, enquanto Israel soltou 110 prisioneiros palestinos. Cenas de caos durante a libertação dos reféns em Gaza, onde multidões se aglomeraram em torno dos aprisionados, fizeram com que Israel anunciasse que adiaria a soltura dos palestinos.

O primeiro-ministro Binyamin Netanyahu disse que foram momentos chocantes e ameaçou de morte quem ferisse os reféns. Israel recebeu garantias dos mediadores internacionais para “libertação segura” nas próximas trocas. Após algumas horas de tensão, ônibus com prisioneiros palestinos começaram a deixar a prisão israelense de Ofer, localizada na Cisjordânia.

Trata-se da terceira troca desde que a trégua entrou em vigor, no dia 19 de janeiro deste ano. A expectativa é de que ela encerre mais de 15 meses de uma guerra devastadora na Faixa de Gaza, desencadeada pelo ataque do Hamas contra Israel no dia 7 de outubro de 2023.
A soldado israelense Agam Berger, de 20 anos, vestindo uniforme verde-oliva, foi conduzida por um beco estreito entre prédios danificados e sobre pilhas de escombros em Jabalia, no norte de Gaza, antes de ser entregue à Cruz Vermelha. Poucos minutos depois, o Exército israelense confirmou que ela estava sob custódia da força.

No momento em que foi sequestrada, ela cumpria serviço militar perto de Gaza. “Nossa filha é forte, fiel e corajosa. Agora Agam e nossa família podem começar o processo de cura, mas a recuperação não estará completa até que todos os reféns retornem para casa”, escreveu a família em comunicado.
Um vídeo divulgado pelo escritório de Netanyahu mostra Berger pálida, chorando e sorrindo, enquanto estava sentada no colo da mãe. Já Wiwwaro Sriaoun, de 53 anos, mãe de um dos tailandeses, assistiu a uma transmissão ao vivo da cena de casa, na província nordeste de Udon Thani. “Por favor, deixem meu filho sair agora, quero ver o rosto dele”, disse ela, enquanto as imagens no telefone mostravam um veículo se movendo lentamente pela multidão.

Também foram libertados, ontem, a civil israelense Arbel Yehud, de 29 anos, sequestrada junto à família do namorado, e o germano-israelense Gadi Moses, de 80 anos, o primeiro homem de Israel na lista do cessar-fogo deste ano.

Aliado do Hamas, a facção Jihad Islâmico publicou vídeo que mostrava Yehud e Moses se abraçando e sorrindo em um local não revelado. Os reféns devem ser levados para três hospitais diferentes em Israel, embora isso possa mudar dependendo da inspeção imediata dos médicos na chegada.

O post Hamas liberta mais reféns em acordo de cessar-fogo com Israel apareceu primeiro em O Estado CE.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.