Com a promessa de levar segurança hídrica e qualidade de vida para a região do Sertão Central do Ceará, parte das obras do Projeto Malha D’Água estão em processo de finalização. Na última quarta-feira (29), o governador Elmano de Freitas visitou os trabalhos da primeira fase do projeto nos municípios de Banabuiú e Milhã. De acordo com a gestão estadual, as obras no município de Banabuiú já estão 95% concluídas.
O projeto, que representa um investimento total de R$5,55 bilhões, deve beneficiar mais de 6,3 milhões de pessoas em 178 municípios. Os primeiros municípios a serem beneficiados pelo Projeto Malha D’Água serão Banabuiú, Jaguaretama e Solonópole. Na sequência, a água tratada chegará a Deputado Irapuã Pinheiro, Milhã, Piquet Carneiro, Senador Pompeu, Mombaça, Pedra Branca e Quixeramobim. Na última etapa do projeto, de acordo com o governo do Estado, os municípios de Mombaça, Pedra Branca e Tauá também serão contemplados.
A primeira etapa da iniciativa conta com R$643,3 milhões em investimentos, destinados à construção do Sistema Adutor Banabuiú – Sertão Central, que terá 688 km de extensão. “Tenho absoluta convicção que é uma obra que vai entrar para a história na região. Porque nada é mais importante do que a gente ter água, quem é do sertão sabe do que eu estou falando. Teremos água de qualidade para nossa população. Estou com muito afinco, acompanhando de perto as obras, para que sejam efetivamente concluídas”, declarou o governador Elmano de Freitas durante a visita.
Ainda de acordo com a gestão estadual, o Projeto Malha D’Água tem como principal objetivo ampliar e adensar a rede de adutoras do estado, garantindo que a captação de água seja feita diretamente nos mananciais com maior garantia hídrica. Além disso, estão previstas a implantação de Estações de Tratamento de Água (ETAs) nesses reservatórios e a distribuição do recurso para os núcleos urbanos conectados ao sistema.
A estrutura do projeto contempla a criação de 33 Sistemas Adutores, beneficiando a população de 177 sedes municipais e 697 sedes distritais. No caso do Sistema Adutor Banabuiú – Sertão Central, a água tratada será distribuída para nove sedes municipais: Banabuiú, Jaguaretama, Solonópole, Milhã, Deputado Irapuã Pinheiro, Senador Pompeu, Piquet Carneiro, Mombaça e Pedra Branca. Além disso, serão atendidas 38 sedes distritais, totalizando 280 mil pessoas beneficiadas. A estrutura conta com 291,61 km de adutora principal e 396,48 km de ramais adutores.
As obras contam com 298 trabalhadores e 78 equipamentos atuando na execução da Estação de Tratamento de Água e das adutoras. A captação de água já foi concluída, a ETA está com mais de 95% das obras finalizadas, e o setor 1 das adutoras já conta com 86% de execução.
Nas redes sociais do governador Elmano de Freitas ressaltou ainda que a conclusão do projeto deve também ter impactos nas obras da ferrovia Transnordestina. De acordo com o gestor do Executivo Estadual, as obras têm caminhos que se cruzam para benefício dos moradores dos municípios.
“Essa região inclusive, vai ser muito beneficiada. Só em Banabuiú são produzidos 80 mil Litros (L) de leite, tem municípios com 250 L, 200 L, aqui é uma verdadeira bacia leiteira. E o trem que vem da transnordestina vai trazer já esse ano milho e soja mais baratos para esses produtores de leite. Portanto é um grande benefício”.
Na ocasião Freitas também comentou mais sobre a ferrovia transnordestina, que teve mais um trecho autorizado para construção na última segunda-feira (27).
“Agora esse trem vai chegar até o Porto do Pecém. Cada viagem do trem corresponde a 240 carretas transportando mercadoria. Estamos com previsão de um ponto seco no Iguatu e outro em Quixeramobim para transporte de cargas”.
Por: Hyago Felix (estagiário sob supervisão de editores)
O post Obras na estação de tratamento de água em Banabuiú estão 95% concluídas apareceu primeiro em O Estado CE.