Carta ao Ministro Camilo Santana – criação do IIATE do Nordeste

A mensagem é simples: diante da crônica falta de ideias do governo Lula da Silva, e querendo colaborar de forma altaneira [no sentido de sonhar alto] para o desenvolvimento tecnológico e social do Nordeste e do Brasil velho de guerra, venho sugerir ao MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO [MEC] a criação de um Grupo de Trabalho para analisar, estudar e avaliar a real possibilidade de implantação [na região] do INSTITUTO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, TECNOLOGIA E ENGENHARIA DO NORDESTE – instituição de ensino superior.
O GT que ora propomos seria nos moldes do MIT [Massachusetts] e do Caltech [Califórnia], e do Inaria [Argentina] que têm como escopo promover a articulação tecnologia-inovação; promover o uso responsável da IA; estruturar inovação, responsabilidade e ética.

O GT deverá ter em conta as possibilidades de parcerias com empresas multinacionais de tecnologia para financiamento de instalações e laboratórios e contratação de professores.
O GT deverá ter em conta também que o campus do IIATEN deverá estar localizado no sertão nordestino, fora das grandes cidades, num ponto equidistante entre São Luís [MA] e Salvador [BA].

Vamos lembrar aqui as palavras de apresentação do livro A PRÓXIMA ONDA, dos cientistas Mustafa Suleyman e Michael Bhaskar: “Tudo está prestes a mudar. Em breve estaremos rodeados de IA. Ela vai executar tarefas complexas – operações comerciais, produção ilimitada de conteúdo digital, gerenciamento de serviços públicos essenciais e manutenção de infraestrutura. Seremos um mundo com impressoras de DNA, computadores quânticos, patógenos artificialmente criados, armas autônomas,assistentes robôs, e energia abundante. Esta revolução tem potencial para se tornar o maior acelerador do progresso em toda a nossa história. A próxima década será definida por uma onda de novas tecnologias poderosas e de rápida proliferação. Impulsionadas por poderosos incentivos comerciais e estratégicos, estas ferramentas devem nos ajudar a enfrentar desafios globais e a criar vasta riqueza – mas tem potencial para desencadear uma crise de escala antes inimaginável.”

Bem, é só uma ideia! É difícil crer que a carcomida elite-severina, preguiçosa e colonial, vá se mobilizar em torno do ilustre Ministro Camilo para que mais uma “universidadezinha” voltada para a ciência e a tecnologia seja criada no “bananão”.
Uma dica de leitura: A Próxima Onda: Inteligência Artificial, poder e o maior dilema do século XIX [ Mustafa Suleyman & Michael Bhaskar ].
Viva o povo brasileiro!
Avante!

FERNANDO MAGALHÃES
ASS. TÉC. DA ALECE

O post Carta ao Ministro Camilo Santana – criação do IIATE do Nordeste apareceu primeiro em O Estado CE.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.