Eleições no Crato: opositores se unem contra situação em debate

Na última quarta-feira (21), os eleitores puderam acompanhar o debate entre os candidatos à Prefeitura do Crato, sendo eles André Barreto (PT), Dr. Aloísio Brasil (União Brasil) e Lucas Brasil (PSDB). A mesa-redonda não teve fortes emoções, ao contrário de como ocorreu com os postulantes de Barbalha, mas foi marcado pelas acusações ao candidato da situação, André Barreto.

Na disputa, André Barreto é o candidato do atual prefeito Zé Ailton Brasil (PT) e seu vice-prefeito, tendo passado anteriormente pelo cargo de secretário do meio ambiente. Barreto possui o apoio e alinhamento com o governador Elmano de Freitas (PT) e com o ministro da educação, Camilo Santana (PT), o que lhe fez trocar a sigla pouco antes do início das eleições. Antes, o político fazia parte do Partido Democrático Trabalhista (PDT).

Um dos opositores, Aloísio Brasil é apadrinhado por nomes fortes da política cearense, como Ciro Gomes (PDT) – apesar do PDT municipal ter se aliado ao PT -, Roberto Pessoa (União Brasil) e Carmelo Neto (PL). Atualmente, Aloísio é suplente na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). Já Lucas Brasil é vereador do município cratense e sobrinho do atual prefeito Zé Ailton, com quem rompeu durante este último mandato.

No debate, observou-se uma união natural entre Aloísio e Lucas contra André Barreto e a atual gestão municipal. Os opositores bateram na tecla dos problemas na geração de empregos, educação, saúde e infraestrutura.

O atual vice-prefeito respondeu exaltando os feitos da gestão de seu aliado Zé Ailton, na qual pretende dar continuidade. Um dos principais pontos tocados por André foi na promessa de encerrar a cobrança da Taxa do Lixo para a população, trazendo, ainda, que foi uma medida adotada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. O opositor Aloísio Brasil chegou a entrar com recurso por um pedido de resposta acerca da afirmação de Barreto, mas teve o pedido negado.

Nas considerações finais, André Barreto reafirmou seu alinhamento com Elmano, Camilo e o presidente Lula (PT). Lucas Brasil, assim como durante o debate, usou bastante de um discurso pela renovação, juventude e de seus projetos na Câmara Municipal. E Dr. Aloísio Brasil finalizou afirmando que irá buscar parcerias para o município independente do lado: “Seja de esquerda ou de direita. Nosso partido é o Crato, nossa coligação é o povo”.

O post Eleições no Crato: opositores se unem contra situação em debate apareceu primeiro em O Estado CE.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.