O governador Elmano de Freitas (PT) reagiu a declarações do senador Cid Gomes (PSB), que afirmou não pretender disputar novamente a eleição para o Senado em 2026 e descartou uma suposta articulação para se lançar candidato ao Governo do Estado na próxima eleição. Elmano evitou falar diretamente sobre as eleições de 2026, falou dos compromissos do seu governo e exaltou o papel de Cid no projeto político do qual ele e o senador fazem parte.
O petista participou no sábado (25) da entrega de 25 novos leitos no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), quando foi perguntado em coletiva sobre o assunto.
“Olha, eleição eu só quero discutir em 2026. Agora, tenho que me concentrar em trabalhar muito para entregar ao povo cearense os compromissos que fiz quando fui candidato. Então, agora como governador, eu tenho que me concentrar em entregar escolas, hospitais e aumentar o nosso mutirão de cirurgias. Tem muita coisa para fazer”, disse Elmano.
Sobre Cid, o governador ressaltou a contribuição do senador ao Ceará, citando por exemplo legislações sobre hidrogênio verde, energia eólica offshore e reforma tributária. Elmano disse que Cid continua “essencial” ao projeto político em vigor no estado e que ele “ajuda a definir os passos que devemos seguir”.
O petista defendeu que o aliado continue a participar do projeto político, mas sem falar em cargos eletivos. “Se percebi bem a frase, ele não quer ser (candidato). Mas tem aqueles que vão defender, como eu, que ele tem que nos ajudar em muita coisa ainda aqui no estado do Ceará”.
Sobre a “distribuição” de papeis entre os aliados do grupo político, Elmano deixou as definições para o ano eleitoral. “Eu considero que no momento adequado nós vamos sentar com o senador Cid e ver quais são as missões que cada um de nós do projeto deve cumprir. Têm as missões do nosso ministro Camilo, a missão do governador Elmano, as missões do senador Cid, as missões do Evandro Leitão…Então, nós vamos ter que sentar, mas eu acho que isso nós vamos fazer só em 2026”.
O post Elmano exalta Cid e projeta decisão sobre “missão” na eleição para 2026 apareceu primeiro em O Estado CE.