Obras do viaduto que liga Eixão Sul e Norte revelaram marca do início da construção da capital do país. Ponto de origem do DF havia se perdido ao longo do tempo. ‘Marco Zero’ de Brasília é recuperado no Buraco do Tatu
TV Globo/Reprodução
O Marco Zero do Distrito Federal, que havia se perdido ao longo do tempo, foi recuperado após as obras do Buraco do Tatu — viaduto que liga o Eixão Sul ao Eixão Norte, por baixo da rodoviária do Plano Piloto.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
A marca simboliza o início oficial da capital do país, de onde saíram as primeiras marcações de topografia e engenharia de Brasília (veja vídeo abaixo).
Marco Zero é um local, um espaço ou uma construção que marca o “nascimento” ou o “ponto de origem” de uma cidade.
‘Marco Zero’ de Brasília é recuperado no Buraco do Tatu
O historiador Leônio Matos explica que um Marco Zero simbólico havia sido lançado em 2023 pelo Instituto Histórico e Geográfico do DF (IHG-DF), por causa do “sumiço” do original.
“Se a pedra fundamental em Planaltina é a intenção da construção da nossa cidade, o Marco Zero é a concretização dessa intenção, é a mão na massa literalmente, é a primeira semente plantada”, diz o especialista.
Buraco do Tatu
Rachaduras e infiltrações tomam conta do Buraco do Tatu
As obras de recuperação das pistas de concreto do Buraco do Tatu duraram todo o mês de julho. A previsão é de que o viaduto seja liberado na quinta-feira (1), às 9h30.
Na reforma, foram abertas as juntas de dilatação e trocado todo o concreto das pistas. Além disso, também foram trocadas as sinalização verticais e horizontais, e as paredes foram limpas.
LEIA TAMBÉM:
Na Olimpíada Internacional de Linguística, você ganharia medalha de ouro?
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.