Agora, com a marca impressionante de 45 filhotes em um único parto, a porca consolidou sua posição como um exemplo único de produtividade e atrai atenção tanto no meio rural, quanto do público em geral. Feito deve ser inscrito no Guinness Book. Porca impressiona ao dar à luz 45 leitões em Luz, no interior de MG
A porca que chamou a atenção ao dar à luz 45 porquinhos em um único parto já era conhecida por sua produtividade acima da média. Segundo Airton Martins, responsável pela criação, no penúltimo parto, ela teve 22 leitões. O histórico reprodutivo não deixa dúvida de que é uma matriz realmente diferenciada.
🔔Receba no WhatsApp as notícias do Centro-Oeste de MG
Essa foi a oitava cria da “Porca de milhões”, e normalmente, fêmeas suínas são descartadas do processo produtivo após atingirem o ciclo de sete gestações. Contudo, devido ao seu desempenho extraordinário, a aposentadoria da porca foi adiada.
“Por já ter uma produtividade um pouco maior, ela se manteve no plantel. No penúltimo parto ela teve 22 leitões, já se mostrou acima da média das demais matrizes”, comentou Airton.
Agora, com a marca impressionante de 45 filhotes em um único parto, a porca consolida sua posição como um exemplo único de produtividade e atrai atenção tanto no meio rural quanto do público em geral.
Criação multiprofissional
A grande reprodutora é criada na Granja Santa Inês, que fornece praticamente toda a sua produção para uma empresa de alimentos, por isso, os animas são acompanhados por uma equipe multiprofissional. Entre os profissionais, está o gerente executivo de agropecuária, Airton Martins.
Ele contou ao g1 que, somente na hora do parto, foi descoberta a grande quantidade de porquinhos que a leitoa gerou.
“Foi uma grata surpresa para nós. Descobrimos no momento do parto e ficamos todos surpresos, porque não é comum. Hoje, o comum, é nascer entre 15 a 17 leitões, e essa porca nos deu a surpresa de nascerem 45 leitões”, conta.
Leitões foram pintados para que processo de amamentação seja controlado pela Granja
Pif Paf Alimentos/Divulgação
Segundo Airton, a granja trabalha com processo de inseminação artificial nas porcas. Mas resultado como este em que nasceram muitos leitões, ele afirma que foi a primeira vez que viu.
“Mandamos o sêmen para a granja e lá eles identificam o momento que a porca está em cio e fazemos a inseminação artificial. Nesse caso, depois tivemos a grande surpresa de vir esse monte de leitões. Eu tenho 26 anos trabalhando com agropecuária e nunca tinha visto 45 leitões nascidos pela mesma fêmea”.
Dos 45 leitões que a porca deu à luz na última quarta-feira (22), infelizmente quatro eram natimortos. Como são muitos filhotes, a granja teve a ideia de pintar os 41 leitões que sobreviveram com tinta vermelha e verde, para que na hora da amamentação, todos eles pudessem se alimentar.
Mesmo tendo morrido quatro leitões, a granja acredita que o 41 leitões é algo inédito e avalia a possibilidade de registrar esse fato no Guinness Book.
Gestação de risco
Ao g1, o veterinário Guilherme Guimarães Garcia explicou que, quando o animal pare um grande número de filhotes, podem acontecer alguns problemas.
“O nascimento de muitos filhotes desencadeia muitos problemas, que começam pela própria gestação que é de risco para a mãe. Os leitões também nascem muito pequenos, porque não tem espaço no útero para que eles se desenvolvam. Além disso, podem nascer com alguma deficiência, magros, e terem a imunidade mais baixa, porque eles nascem mais fracos”, disse.
📲 Siga o g1 Centro-Oeste MG no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas
E