O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) do setor industrial dos Estados Unidos caiu para 48 pontos em agosto, em comparação aos 49,6 pontos registrados em julho. O resultado também ficou abaixo da previsão de 49,3 pontos, apontando contração na atividade industrial. Este foi o terceiro mês de contração do setor.
Segundo o economista chefe da S&P Global, Chris Williamson, a relação entre pedidos e estoques no setor de manufatura, um indicador que antecipa a atividade futura, atingiu um dos níveis mais baixos desde a crise financeira global.
PMI industrial puxa queda do índice composto
Por outro lado, o PMI do setor de serviçosdos Estados Unidos subiu para 55,2 pontos em agosto, segundo a leitura preliminar divulgada pela S&P Global/CIPS. Em julho, o índice havia registrado 55 pontos. A previsão dos analistas era de 54 pontos.
Embora o setor de serviços tenha mostrado expansão, o PMI composto, que combina os dados de serviços e do setor industrial, caiu levemente para 54,1 pontos em agosto, ante 54,3 pontos em julho.
Desafios no setor de serviços
Apesar do crescimento, o setor de serviços enfrenta dificuldades de contratação, o que continua pressionando as taxas de pagamento e mantendo a inflação dos custos de insumos elevada em relação aos padrões históricos, conforme observado por Williamson.
O post PMI industrial dos EUA cai a 48 pontos e mantém contração apareceu primeiro em Monitor do Mercado.