Ex-deputado se retrata após publicação com “santinho” da campanha de Cid ao Governo do Estado

Publicação nas redes sociais feita pelo ex-deputado Leonardo Araújo (PSB) causou alvoroço no meio político cearense. Na última quinta-feira (23), Araújo compartilhou a imagem de um “santinho” do então candidato a governador do Ceará, Cid Gomes, da campanha eleitoral de 2006. Na época, Cid venceu pelo PSB a eleição para o primeiro mandato no Governo do Estado.

Na postagem, Araújo fez referência ao lema da campanha de Cid – Um grande salto. O Ceará merece – e escreveu: “A verdadeira virada e salto que o Ceará mereceu e merece, Cid Gomes fez e faz a diferença”. Ele citou a gratidão a lideranças políticas do estado, além do senador Cid Gomes (PSB), a senadora Augusta Brito (PT), o deputado federal Robério Monteiro (PDT) e os presidentes estaduais de partidos Eudoro Santana (PSB) e Chiquinho Feitosa (Republicanos).

Citando membros da base governista, Araújo não mencionou o governador Elmano de Freitas (PT) nem o ministro da Educação e ex-governador Camilo Santana (PT).

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Leonardo Araújo (@deputadoleonardoaraujo)

O ex-parlamentar seguiu dizendo: “Vamos fazer do Ceará o verdadeiro celeiro do desenvolvimento. Vou lutar por esse grupo. Vamos pra cima, fazer a diferença. Chegou a hora de darmos a resposta a reconstrução do PSB. Na época de Cid Gomes, o que de dizia se cumpria”.

Seguidores de Araújo, entre outros que viram a publicação, a interpretaram como um tipo de “lançamento” de uma suposta pré-candidatura de Cid Gomes para o Governo do Estado em 2026, o que significaria uma ruptura com o atual governo, do qual Cid e seu grupo são aliados.

Reforçando a tese, a esposa de Leonardo, Ana Paula Araújo foi exonerada do cargo que ocupava no governo Elmano, horas após a publicação do seu marido. Nas redes sociais, Ana Paula publicou nota de despedida do cargo, em que disse que a exoneração ocorreu “por decisão da gestão estadual”. Ela era Assessora Especial de Assuntos Federativos do Ceará, cargo que já foi ocupado por Leonardo antes dela.

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Ana Paula G. Araújo (@anapaulagaraujo)

Após a polêmica, já nesta sexta-feira (24), o ex-deputado se retratou em nova publicação. Desta vez, ele postou uma foto dele com o governador Elmano se cumprimentando em um aperto de mãos. Araújo citou a boa relação com o governador e disse que a publicação anterior foi “por mim mal redigida ou por terceiros maliciosamente mal interpretada”.

Ele também disse que o suposto “lançamento” da candidatura de Cid ao Governo “não tem fundamento”. Araújo e Cid se encontraram nesta semana, um dia antes da postagem com o “santinho”. O ex-deputado relatou do que trataram no encontro, que envolveu eleições.

“Cid limitou-se a organizar as projeções das possíveis chapas de federal e Estadual em 2026 em virtude do ato de filiação do dia 3 de fevereiro. (…) A postagem foi uma postagem de cunho político partidário tendo em vista que somos filiados ao PSB e não de cunho político eleitoral, tendo em vista que somos aliados de Elmano, Camilo, Cid, Augusta e Lula”.

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Leonardo Araújo (@deputadoleonardoaraujo)

Ainda na quinta-feira, durante evento político do PSB em Sobral, o próprio Cid descartou a possibilidade de disputar o Governo do Estado na eleição de 2026. Segundo o senador, isso não esteve nem está em seus planos.

O post Ex-deputado se retrata após publicação com “santinho” da campanha de Cid ao Governo do Estado apareceu primeiro em O Estado CE.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.