PMI industrial da Alemanha cai para 42,1 pontos e agrava recessão

O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade industrial da Alemanha caiu para 42,1 pontos em agosto, após registrar 43,2 pontos em julho, de acordo com dados preliminares divulgados nesta quinta-feira (22), pelo Hamburg Commercial Bank (HCOB) e do instituto de pesquisas S&P Global.

Os dados abaixo de 50 pontos costumam indicar contração do setor, e o PMI industrial alemão já está abaixo desta faixa há dois anos. Para agosto, os analistas projetavam uma ligeira alta, para 43,3 pontos.

ACESSO LIBERADO: carteiras recomendadas BTG Pactual

Queda na demanda externa agrava situação

O economista-chefe do HCOB, Dr. Cyrus de la Rubia, classificou o cenário como preocupante. Segundo ele, a recessão industrial alemã se aprofundou em agosto, impulsionada pela queda significativa nos novos pedidos, especialmente na demanda externa. Isso levou as empresas a intensificar cortes de pessoal e a reduzir seus estoques de insumos de maneira mais agressiva.

Setor de serviços também foi impactado

O setor de serviços da Alemanha também registrou uma queda em agosto. O PMI de serviços recuou para 51,4 pontos, abaixo dos 52,5 pontos de julho, segundo dados do HCOB e da S&P Global. A previsão era de 52,3 pontos.

Os dados fizeram com que o PMI composto, que combina dados da atividade industrial e de serviços, caísse para 48,5 pontos em agosto, contra 49,1 pontos no mês anterior, sugerindo uma desaceleração mais ampla na economia alemã.

O post PMI industrial da Alemanha cai para 42,1 pontos e agrava recessão apareceu primeiro em Monitor do Mercado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.