O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) do setor de serviços na Zona do Euro subiu para 53,3 pontos em agosto, acima dos 51,9 pontos registrados em julho, de acordo com dados preliminares do Hamburg Commercial Bank (HCOB) e pelo instituto de pesquisas S&P Global.
O resultado, divulgado na manhã desta quinta-feira (22), superou a previsão de 51,7 pontos. Leituras acima de 50 pontos indicam crescimento da atividade, enquanto valores abaixo dessa marca apontam contração.
Crescimento do PMI de serviços foi impulsionado pelas Olimpíadas
O economista-chefe do HCOB, Dr. Cyrus de la Rubia, apontou que o aumento na atividade de serviços foi impulsionado principalmente pela França, onde o índice de atividade empresarial subiu quase cinco pontos.
O crescimento está ligado ao entusiasmo gerado pelos Jogos Olímpicos de Paris, mas de la Rubia alerta que é incerto se esse impulso será mantido nos próximos meses.
PMI composto também mostra avanço
Além do setor de serviços, o PMI composto, que agrega dados tanto do setor industrial quanto de serviços, avançou para 51,2 pontos em agosto, sugerindo um leve crescimento da atividade econômica na Zona do Euro como um todo.
Segundo dados preliminares, o PMI industrial da Zona do Euro caiu para 45,6 pontos em agosto após registrar 45,8 em julho, indicando uma contração para o setor.
*Com informações da agência de notícias CMA.
O post PMI de serviços da Zona do Euro sobe a 53,3 pontos, puxado por Olimpíadas apareceu primeiro em Monitor do Mercado.