Sufista e recordista mundial Maya Gabeira se aposenta das ondas gigantes

A sufista brasileira pioneira de 37 anos responsável por quebrar o recorde mundial feminino de maior onda surfada, anunciou na terça-feira (21) sua aposentadoria do surfe profissional de ondas gigantes.

“Foram 20 anos surfando ondas gigantes. Estou finalmente pronta para me afastar do surfe profissional e do surfe de ondas gigantes, e encontrar alguma outra coisa. Cumpri o meu propósito.”, anunciou Gabeira em sua rede social.

Trajetória

Maya Gabeira iniciou sua trajetória no surfe aos 13 anos e se tornou profissional aos 17. A sufista ganhou o prêmio Billabong XXL Global Big Wave, considerado o “oscar da ondas gigantes”, por cinco anos consecutivos.

Apesar de estar no cenário esportivo desde cedo, o ponto alto de sua carreira veio em 2020, ao quebrar o recorde mundial do Livro Guinness World Records da maior onda já surfada por uma mulher, com 22,4 metros.

Em 2018, a sufista inspirou a criação de um record no Guinness World Records, ao criarem uma categoria feminina para reconhecer o seu feito de encarar uma onda de 20,7 metros em Nazaré.

Acidente em 2013

Quando estava tentando bater o recorde mundial pela primeira vez, a sufista brasileira sofreu uma forte queda na Praia do Norte, em Nazaré. Gabeira perdeu a consciência e ficou submersa por minutos, tendo que ser resgatada por um jet ski e reanimada na areia da praia.

Embora tenha recebidos diversas críticas e passado por uma recuperação demorada, Maya Gabeira não desistiu do surfe das ondas gigantes e se consolidou como uma surfista renomada.

Entrei no surfe para me entender e pela liberdade que me dava. E estou me afastando do surfe me sentindo tão livre, com a mente tão livre, com o coração tão completo. Não tenho arrependimentos“, comenta a sufista em vídeo de agradecimento

Confira postagem de agradecimento em sua rede social:

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Maya Gabeira (@maya)

O post Sufista e recordista mundial Maya Gabeira se aposenta das ondas gigantes apareceu primeiro em O Estado CE.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.