As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre deste ano abrem nesta quinta-feira (22) e, pela primeira vez, terá reserva de vagas para candidatos pretos, pardos, indígenas e quilombolas, além de pessoas com deficiência. O programa do Ministério da Educação (MEC) financia, de forma escalonada, estudantes de cursos de graduação em instituições de educação superior privadas.
Os interessados terão até a próxima terça-feira (27) para se inscrever. Ontem, o edital com as regras do processo seletivo, que vale para ingresso no segundo semestre de 2024, foi anunciado pelo MEC. A abertura das inscrições estava atrasada, o que gerou reclamação de estudantes.
O Ministério não informou quantos contratos estarão disponíveis nessa etapa. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo portal do Fies. Assim como no primeiro semestre, há reserva para alunos de baixa renda, que foi chamado de “Fies Social”. Metade das vagas são destinadas a pessoas com renda familiar per capita de até meio salário mínimo, inscritos no CadÚnico do Governo Federal.
Para esse público, também será possível pedir o financiamento de até 100% dos encargos educacionais. Mas a partir desta edição também há cotas. A divisão de contratos deverá respeitar a proporção, registrada no estado de cada instituição de ensino, de pretos, pardos, indígenas e quilombolas, além de pessoas com deficiência.
No processo seletivo, o candidato deverá selecionar até três opções de curso, indicando a ordem de preferência. O resultado será divulgado no dia 9 de setembro e a complementação da inscrição por parte dos pré-selecionados ocorrerá de 10 a 12 de setembro. O financiamento de 100% das mensalidades foi retomado pelo governo Lula (PT) em fevereiro deste ano, como tentativa de turbinar o Fies.
O post Inscrições para o Fies começam hoje (22) com reserva de cotas pela primeira vez apareceu primeiro em O Estado CE.