Lula chega à metade do mandato com 28% das promessas concluídas

O presidente Lula (PT) chegou à metade do mandato concluindo 28% das 103 promessas feitas na campanha eleitoral de 2022 e catalogadas pela reportagem. Em 2023, esse número era de 20%.
Além disso, são 29% as que estão em andamento, 25% as que já foram iniciadas, mas andam em ritmo lento, e 17% paradas (a soma dos percentuais chega a 99% devido ao arredondamento dos índices). Com esse total, o petista conseguiu cumprir um compromisso a cada 26 dias de mandato, ritmo mais lento do que a média hipoteticamente ideal, de 14 dias, para completar todos os itens em quatro anos de administração.

Em 2023, a velocidade foi de uma a cada 19 dias. As promessas de Lula foram listadas pela reportagem a partir do programa de governo do petista, das propagandas eleitorais, da carta de compromissos lançada em 27 de outubro e de entrevistas dadas à imprensa durante as eleições.
Lula lançou nessas plataformas e em declarações pelo menos 103 propostas em áreas como economia, agricultura, educação, saúde e segurança pública, além de questões políticas, incluindo a organização de ministérios.

O status atual das promessas foi obtido por meio de informações dos órgãos do próprio governo. Em termos absolutos, são 29 compromissos considerados concluídos, 30 em andamento, 26 com execução lenta e 18 parados. Economia é a área com mais propostas já executadas (12), seguida por cultura, temas políticos, saúde e segurança, cada um com duas conclusões.
A temática social é a que lidera em propostas em andamento, com seis, seguida por economia e infraestrutura, com cinco cada uma. Entre os temas com mais promessas paradas, estão segurança, com quatro, temas políticos e economia, com três, e saúde e educação, ambas com duas.

Já os temas com maior lentidão do governo petista estão em meio ambiente e economia, com cinco cada uma, e segurança, com quatro proposições. Procurado, o Governo Federal afirmou por meio da Secretaria de Comunicação Social da Presidência que se concentra, desde o início da gestão, na supervisão e recuperação de políticas públicas e sociais para enfrentar as áreas críticas do país como o objetivo de estabelecer as “bases sólidas para o desenvolvimento futuro, com um compromisso claro em melhorar as condições de vida das pessoas de maneira ampla e sustentável”.

O post Lula chega à metade do mandato com 28% das promessas concluídas apareceu primeiro em O Estado CE.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.