O Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, fechou esta sexta-feira (17) em alta de 0,92%, fechando aos 122.350,38 pontos, em dia de vencimento de opções sobre ações. O giro financeiro foi de R$ 22,6 bilhões.
Na semana, o índice acumulou uma valorização de 2,94%, marcando seu melhor desempenho desde o intervalo entre 5 e 9 de agosto de 2024.
A alta foi impulsionada por dados econômicos positivos da China. O Produto Interno Bruto (PIB) do país, divulgado em linha com as expectativas, somou-se a resultados acima do esperado na produção industrial e vendas no varejo de dezembro.
Além disso, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarou que não há risco de dominância fiscal no Brasil, destacando que confia na política monetária para conter a inflação, em entrevista à CNN Brasil.
Haddad também comentou sobre o dólar, afirmando que não compraria a moeda acima de R$ 5,70, devido aos fundamentos da economia brasileira.
Destaques do Ibovespa
A Petrobras terminou o pregão com desempenho misto, com ON caindo 0,07% e PN subindo 0,40%. Os grandes bancos também operaram em caminhos diferentes. Itaú subiu, enquanto Bradesco caiu.
A Vale, ação de maior peso no Ibovespa, fechou em forte alta de 3,46%, impulsionada pela forte valorização do setor metálico, que reagiu aos dados econômicos da China.
Entre as maiores altas do dia, ficaram CSN Mineração (+5,13%), IRB (+4,21%) e CSN (+4,10%). Por outro lado, Yduqs (-5,71%), Hapvida (-5,49%) e Cosan (-4,98%) tiveram os piores desempenhos da sessão.
O post Ibovespa: Bolsa sobe e tem melhor semana desde agosto apareceu primeiro em Monitor do Mercado.