Ibiapaba atrai investimentos sustentáveis

A região da Ibiapaba, no Ceará, foi oficialmente reconhecida pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional como apta para a formação de um Polo de Agricultura Irrigada. A medida representa um marco no fortalecimento econômico e sustentável da região. O projeto tem como objetivo potencializar a produtividade da agricultura irrigada, integrando economicamente os aglomerados produtivos da Ibiapaba. Além disso, busca promover o desenvolvimento sustentável por meio da geração de emprego e renda.

O reconhecimento foi baseado em estudos liderados pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) do Ceará, em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec) e com apoio do Governo do Estado. A escolha da Ibiapaba levou em conta o potencial de expansão sustentável da agricultura irrigada e a organização social consolidada da região, critérios fundamentais para a criação de um polo produtivo.

Economia local
A Ibiapaba é conhecida por sua vocação agrícola, com destaque para a produção de frutas, hortaliças e flores. Com a oficialização como polo de agricultura irrigada, a região poderá expandir sua capacidade produtiva, aumentando sua participação nos mercados nacional e internacional.

Além de estimular a economia local, a iniciativa está alinhada aos princípios de sustentabilidade, priorizando o uso racional dos recursos hídricos e a preservação ambiental. A Política Nacional de Irrigação prevê mecanismos que garantem a eficiência no uso da água, um recurso vital para a expansão agrícola no semiárido nordestino.

O post Ibiapaba atrai investimentos sustentáveis apareceu primeiro em O Estado CE.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.