Doença renal crônica (DRC) – O assassino silencioso
A doença renal afeta 10% da população de todo o mundo. As pessoas que sofrem de diabetes, doenças do coração, pressão arterial alta e aqueles que têm mais de 60 anos são mais propensas a esta doença dilapidante.
A maioria teremos doença renal crônica durante anos, sem nos dar conta, já que os primeiros sinais podem ser muito subtis e que pode levar muitos anos para passar da doença renal crônica (DRC) a insuficiência renal crônica (IRC). A maioria das pessoas com DRC vivem suas vidas sem chegar à insuficiência renal. Mesmo as pessoas com doença renal crônica em estágio 3 têm cerca de 80% de probabilidades de que nunca lhes fallen seus rins.
As 22 razões principais para o dano renal
- Medicamentos: o uso a longo prazo de doses elevadas de analgésicos de venda livre que contenham ibuprofeno (Advil®, Motrin®), naproxeno (Aleve®) ou paracetamol (Tylenol®), tem um efeito nocivo sobre o tecido e as estruturas do rim, causando a contração dos vasos sanguíneos nos rins. Os diuréticos (potenciadores de urina) também podem causar uma perda excessiva de água, o que pode danificar os rins.
- Cigarro: Fumar tem uma relação direta com o aumento de proteína detectada na urina, afetando os rins de forma adversa. A diabetes e pressão arterial alta, doenças que têm um impacto agravante no dano renal, também se vêem agravadas pelo tabagismo.
- Açúcar: doces cheios de açúcar não afetam os rins diretamente, mas que desencadeiam e agravam outros problemas de saúde como a diabetes. A diabetes e a obesidade são duas das causas mais comuns de dano renal.
- Corantes de contraste: os corantes utilizados nos procedimentos de radiologia de diagnóstico, como tomografia computadorizada, raios-x e angiogramas têm sérias implicações no rim, incluindo a lesão renal aguda, uma diminuição abrupta da função renal. Insista em tinturas, inertes ou diluídos, em líquidos para eliminar toxinas ou medicamentos para ajudar a proteger os rins de tintura.
- Alimentos com alto teor de sódio: é necessário muito pouco sódio para manter um equilíbrio fluido adequado em nosso corpo. O consumo excessivo de sal desencadeia uma avalanche no corpo, o que aumenta a pressão arterial e danifica os filtros do rim, as nefronas, o que acelera a insuficiência renal. Os rins tendem a reter água, necessária para uma função cardíaca adequada, a fim de diluir o excesso de eletrólito na corrente sanguínea.
- Pressão arterial alta: o controle de peso, exercício e uma dieta adequada podem controlar a pressão arterial, o que exerce muita pressão sobre os rins e causar a perda de proteínas. Portanto, tratar a pressão arterial ajudá-lo a proteger os seus rins.
- Carne: O resíduo ácido do metabolismo das proteínas animais ativa o nosso corpo para extrair o cálcio e outros sais minerais dos ossos, com o fim de devolvê-lo ao estado alcalino preferido, sobrecarregando as funções do rim. Ácido úrico: um subproduto de alimentos ricos em purinas, como a carne, os frutos do mar e peixes; causa de cálculos renais e cálculos de oxalato de cálcio, devido ao aumento da quantidade de cálcio excretado na urina.
- Alergias a medicamentos: reações alérgicas exercem uma carga sem precedentes nos rins. Evite medicamentos para os quais é alérgico e pergunte a ele sobre os efeitos de um medicamento nos rins, cada vez que receber uma nova medicação para evitar o dano renal.
- Alimentos geneticamente modificados: os alimentos processados contêm ingredientes geneticamente modificados para aumentar a resistência das pragas das plantas, a imunidade aos herbicidas ou melhorar o rendimento dos cultivos. Os estudos demonstraram que estes alimentos criam um estado de toxicidade tempo (fígado e rim). Opte por produtos cultivados organicamente e evite as fontes comuns de ingredientes geneticamente modificados, como os alimentos processados e pré-embalados.
- Edulcorantes artificiais: embora os adoçantes afirmam que não são calóricos, os estudos têm demonstrado uma diminuição da função renal, com um consumo de apenas dois refrigerantes light por dia.
- Bebidas carbonatadas: sabe-Se que os alimentos, as bebidas carbonatadas (com adoçante artificial ou sem ele) e as bebidas energéticas com alto teor de fosfatos têm um efeito prejudicial nos vasos sanguíneos dos rins e aumentar as chances de formação de cálculos renais.
- Produtos lácteos: o consumo excessivo de produtos lácteos (que contêm proteínas animais) aumenta a excreção de cálcio na urina, que foi associado com um maior risco de desenvolver cálculos renais.
- Cafeína: a cafeína no café, chá, refrigerantes e os alimentos podem estimular o fluxo sanguíneo, aumentando a pressão arterial e o estresse nos rins. Se aumenta substancialmente as perspectivas de insuficiência renal dos consumidores obesos e diabéticos. O consumo de cafeína também tem sido relacionado com a formação de cálculos renais, aumentando a excreção de cálcio na urina.
- Alimentos com alto teor de oxalato: os oxalatos, que formam cálculos de oxalato, obstruem o fluxo de urina e danificam os rins. Se você está propenso a oxalatar pedras, fique longe ou modera alimentos como nozes, chocolates e espinafre.
- Glúten o glúten As pessoas intolerantes mostraram uma maior tendência ao dano renal induzida pelo glúten. Assim que revê os seus níveis regularmente.
- Deficiência de vitamina D: a vitamina D não é apenas uma vitamina, mas um hormônio esteróide que é fundamental para a saúde dos rins e do corpo em geral. Assim que saia e tenha uma sessão de sol.
- Causas prerrenales: conduz a uma diminuição no fornecimento de sangue ao rim através de: (1) hipovolemia: volume de sangue devido à perda de sangue; (2) desidratação através de vômito, diarréia, sudorese, febre; (3) consumo insuficiente de líquidos; (4) fluxo sanguíneo anormal devido à obstrução da artéria ou veia renal.
- Sepse: qualquer ataque de infecção envia ao sistema imunológico do corpo para um lançamento. O efeito avassalador, causa inflamação, danos e feche fatal dos rins. Portanto, não ignore os sintomas comuns da doença e receba o tratamento adequado cedo.
- Rabdomiólise: as fibras musculares, como resultado de uma lesão muscular mais significativo devido a um trauma, lesões por esmagamento e queimaduras, obstruem o sistema de filtração dos rins. Alguns medicamentos utilizados para tratar o colesterol alto também podem causar rabdomiólise.
- Mieloma múltiplo: o mieloma múltiplo, um tipo de câncer de medula óssea que surge das células plasmáticas, que normalmente se encontram na medula óssea, exerce uma grande pressão sobre as funções de filtragem e eliminação de resíduos do rim.
- Doenças: Doenças como o lúpus eritematoso sistémico, a granulomatose de Wegener e a síndrome de Goodpasture, levam à inflamação dos glomérulos, o sistema de filtração dos rins, o que afeta gravemente a sua eficácia.
- Causas renais posteriores: afetam a saída da urina através de: (1) Obstrução da bexiga ou função: cria uma contrapressão nos rins, que causa danos e o encerramento eventual; (2) Hipertrofia da próstata ou cancro da próstata: obstrui a uretra e evita que a bexiga seja esvaziada; (3) Tumores no abdômen: rodeiam e entopem função; (4) Cálculo renal: para pacientes com apenas um rim presente, um cálculo renal considerável pode provocar a falha do rim solitário.
Faça o teste
Independentemente do estádio em que se encontre, estar ciente dos sinais e sintomas a que se deve prestar atenção é de suma importância para o combate, retardar ou curar a doença renal crônica. Um histórico familiar de doença renal também pode colocá-lo em risco. Sofrer de outras doenças como a obesidade, as doenças auto-imunes e infecções do trato urinário também aumentam o risco de desenvolver doença renal. A única forma de saber a causa de seus sintomas é consultar o seu médico.
Fonte: Cure, Joy