As bolsas dos EUA registraram alta expressiva nesta quarta-feira (15). Os resultados trimestrais de grandes bancos dos Estados Unidos superaram expectativas, impulsionando os papéis do setor.
Outro fator que colaborou para o otimismo foi a inflação ao consumidor (CPI) dos EUA, que veio abaixo das projeções para dezembro. Esse dado reforçou a expectativa de cortes nas taxas de juros pelo Federal Reserve (Fed).
De acordo com o Commerzbank, a inflação menor em relação a novembro dá margem para ajustes na política monetária, mesmo que de forma mais gradual. Essa perspectiva trouxe alívio aos mercados, principalmente para ações ligadas ao setor de tecnologia.
Desempenho dos índices
- Dow Jones sobe 1,65% (43.221,55 pontos);
- S&P 500 ganha 1,83% (5.949,90 pontos);
- Nasdaq avança 2.45% (19.511,23 pontos).
Movimentações no mercado corporativo dos EUA
O setor financeiro liderou os ganhos na sessão. As ações do Wells Fargo subiram 6,69%, impulsionadas por um lucro acima das expectativas, enquanto o Citigroup avançou 6,49% pelo mesmo motivo. Outras grandes instituições, como JPMorgan e Goldman Sachs, também registraram altas, de 1,97% e 6,02%, respectivamente, após divulgarem resultados positivos.
Empresas de tecnologia também apresentaram forte recuperação, beneficiadas pelo alívio nos juros dos Treasuries. Meta avançou 3,85%, enquanto a Nvidia registrou alta de 3,37%. As ações da Tesla tiveram um aumento expressivo de 8,04%, com a perspectiva de menores taxas de juros.
O setor de energia também esteve em evidência, com a valorização do petróleo favorecendo ações como Chevron, que subiu 0,91%, e ExxonMobil, que avançou 1,63%. Por outro lado, empresas que são penalizadas pelo aumento dos custos, como companhias aéreas, registraram perdas. As ações da Delta recuaram 1,19%, e as da United Airlines caíram 2,53%.
O post EUA: Bolsas fecham em alta com balanços e inflação positiva apareceu primeiro em Monitor do Mercado.