O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica (SNSH), reconheceu oficialmente na última segunda (13), a região da Ibiapaba como área apta para a formação de um Polo de Agricultura Irrigada.
A Serra da Ibiapaba já é reconhecida por seus atrativos e um cenário exuberante no meio da Caatinga. A região já se destaca pelo turismo e pela agricultura e este reconhecimento do Governo Federal significa mais um passo importante rumo ao fortalecimento do desenvolvimento regional, como explica o secretário nacional de Segurança Hídrica do MIDR, Giuseppe Vieira.
“Os polos são uma estratégia voltada para o apoio e desenvolvimento da produção agrícola sustentável em áreas onde a irrigação desempenha um papel significativo. Essa iniciativa também promove a implementação da Política Nacional de Irrigação, por meio de um esforço conjunto entre o MIDR, estados, municípios e as organizações de irrigantes”, explica Giuseppe Vieira.
A escolha da Ibiapaba foi fundamentada em estudos realizados pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), com o apoio direto do Governo do Estado, que liderou o processo para garantir o reconhecimento da região. A área destaca-se pelo potencial de expansão sustentável da agricultura irrigada e pela organização social consolidada, critérios essenciais para a implementação de um Polo.
O post Polo de Agricultura Irrigada da Ibiapaba é reconhecido pelo Governo Federal apareceu primeiro em O Estado CE.