Análise de Mídia – 14/01/2025
– Folha de S. Paulo divulga que pequenos agricultores do sul do país já recebem mais do seguro do Proagro do que os municípios onde ficam suas propriedades via repasses da União. Auditores do TCU apontam irregularidades no programa federal, que indeniza produtores em casos de perdas na lavoura.
No fim de 2024, a corte de contas determinou que, em seis meses, o Banco Central e o Ministério da Agricultura criem mecanismos efetivos de controle.
A recomendação foi dada pessoalmente ao presidente do BC, Gabriel Galípolo, há duas semanas, por Vital do Rêgo, presidente da corte de contas.
Cabe à autarquia a execução e definição de diretrizes do programa e ao Ministério da Agricultura o monitoramento.
Leia +: https://bit.ly/3DXC3pW
– Agro Estadão informa que A Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) emitiu um alerta de “atenção global urgente” para os frequentes casos de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em mamíferos domésticos e selvagens nos Estados Unidos.
As autoridades internacionais estão preocupadas principalmente com a circulação contínua do vírus H5N1, que provoca a gripe aviária, em gado leiteiro norte-americano.
Em nota, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) disse que “o Brasil nunca registrou casos de IAAP em vacas. Portanto, não há diretrizes específicas para a comercialização de leite e derivados provenientes de vacas infectadas com IAAP no país”.
Segundo a pasta, o Brasil adota uma série de medidas rigorosas para monitorar e controlar a disseminação da IAAP, alinhadas às diretrizes internacionais.
Leia +: https://bit.ly/4jdWDSY
– Folha de S. Paulo informa que uma conjunção de fatores internos e externos abriu uma janela de oportunidade para o Brasil ampliar o rebanho e enfrentar a disputa acirrada do mercado internacional de carne bovina de alta qualidade, com mais marmoreio.
Palavra pouco conhecida dos brasileiros, o marmoreio é a gordura entremeada na carne, que dá mais maciez e sabor e garante maior rentabilidade aos produtores.
Pecuaristas que trabalham com a tecnologia de ultrassonografia de carcaça, usada na melhoria da genética dos animais, falam que é a “hora da virada” para o rebanho brasileiro.
Leia +: https://bit.ly/4ai3FSo
– Agro Estadão fala que os embarques de carnes de peru e de pato, que têm um alto valor agregado, recuaram 23,1% no valor exportado em 2024.
Juntando os dois segmentos, o Brasil vendeu para o exterior US$ 165 milhões frente aos US$ 214,7 milhões no ano retrasado.
Os dados foram divulgados nesta segunda-feira, 13, pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Apesar do resultado, o presidente da ABPA, Ricardo Santin, mantém o otimismo para este ano.
Leia +: https://bit.ly/3Wf8PJ6
– UOL informa que o Ministério da Agricultura aprovou a Política de Inovação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que estabelece novas diretrizes para o órgão, com foco na criação de tecnologias, produtos e serviços que atendam às demandas da meteorologia nacional.
Segundo o ministério, em nota, a política visa aumentar a coordenação e o alinhamento das ações do instituto em relação à inovação.
O foco da política será, conforme a pasta, a apropriação e desenvolvimento de novas tecnologias, produtos, processos e serviços meteorológicos, que atendam às necessidades do setor produtivo.
Leia +: https://bit.ly/4jf6fgc
– Agro Estadão fala que o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) nomeou um novo secretário adjunto da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais (SCRI). Marcel Moreira assume o lugar de Julio Cesar Forte, que foi exonerado a pedido.
A publicação da troca foi oficializada na última semana no Diário Oficial da União.
Leia +: https://bit.ly/4aonTtV
– Veja divulga que o terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é considerado ótimo ou bom por apenas um em cada três brasileiros, segundo levantamento feito entre os dias 7 e 10 de janeiro pelo instituto Paraná Pesquisas e divulgado nesta segunda-feira, 13. De acordo com o levantamento, 33,8% dos entrevistados consideram o governo ótimo ou bom, contra 42,6% que o classificam como ruim ou péssimo.
Outros 22,5% tacharam a gestão de regular e 1,1% não souberam avaliar ou não opinaram.
Leia +: https://bit.ly/4har1f8
– O Globo fala que publicamente, Jair Bolsonaro afirma que ele será o candidato à Presidência, mesmo inelegível, e diz que sua esposa, Michelle Bolsonaro, deve concorrer ao Senado.
A portas fechadas, porém, o ex-presidente já admite uma chapa presidencial sem o seu nome, incluindo Michelle como vice.
A possibilidade, porém, só é colocada na mesa numa eventual prisão do capitão reformado. Hoje o nome visto como o mais forte para fazer a dobradinha com a ex-primeiradama é o do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
Leia +: https://bit.ly/4h5hSEQ
– Valor Econômico informa que na esteira das mudanças na comunicação, o governo Luiz Inácio Lula da Silva deve apostar em temas que têm potencial para reativar sua militância tradicional, com foco nas eleições presidenciais de 2026.
Uma das bandeiras neste sentido será a reforma do Imposto de Renda (IR), que prevê isenção do tributo para quem ganha até cinco salários mínimos.
A medida deve ser enviada ao Congresso nos próximos meses e tem como possível proposta de compensação fiscal a ideia de taxar milionários.
Leia +: https://bit.ly/4fUuJbFSe não conseguir visualizar este e-mail Visualize em seu navegador
Assessoria de Imprensa e Comunicação
+55 61 3246-4682
+55 61 3263-1717
[email protected]